INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 9

1 Quando todas essas coisas foram terminadas, os príncipes se aproximaram de mim, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras nas suas abominações: dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus.
2 Pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e a semente santa misturou-se com as nações destas terras. Mas a mão dos governantes tem sido a primeira nesta transgressão.
3 Quando ouvi isso rasguei as minhas vestes, estremeci e arranquei alguns dos cabelos da minha cabeça e da minha barba, assentando-me como se estivesse em luto.
4 Em seguida, ajuntou-se a mim todo aquele que seguia a palavra do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro. E fiquei de luto até o sacrifício da tarde.
5 Na hora do sacrifício da tarde levantei-me da minha humilhação, e, havendo rasgado as minhas roupas, estremeci e curvei-me sobre os meus joelhos, estendendo as mãos ao Senhor Deus,
6 e disse: Ó Senhor, estou envergonhado e confundido, ó meu Deus, para elevar o meu rosto a ti; pois as nossas transgressões têm abundado sobre a nossa cabeça e as nossas ofensas aumentaram até o céu.
7 Desde os dias de nossos pais temos andado em grande culpa, até o dia de hoje, e por causa das nossas iniquidades nós, os nossos reis e os nossos filhos fomos entregues na mão dos reis das nações pela espada, pelo cativeiro e pelo despojo, e com vergonha em nossa face, como se vê neste dia.
8 Agora, pois, nosso Deus tem lidado misericordiosamente conosco, de modo a deixar-nos escapar e para estabelecer-nos no lugar do seu santuário, a fim de iluminar os nossos olhos e dar-nos um pouco de refrigério em nossa escravidão.
9 Porque nós somos escravos, contudo, na nossa servidão o Senhor nosso Deus não nos abandonou; e ele estendeu a nós o seu favor à vista dos reis persas, a fim de reviver-nos, para que pudéssemos levantar a casa do nosso Deus e restaurar as suas ruínas, e para dar-nos um muro em Judá e em Jerusalém.
10 Que diremos, Deus nosso, depois disso? Pois deixamos os teus mandamentos,
11 os quais nos tens dado pela mão de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para herdá-la é uma terra sujeita à perturbações, pela vinda das pessoas destas nações, por causa de suas abominações com a qual encheram-na de uma extremidade até a outra, com as suas impurezas.
12 Agora, pois, não deis vossas filhas aos seus filhos, e não tomeis de suas filhas para os vossos filhos; nem busqueis a sua paz e a sua prosperidade, a fim de que sejais fortes e comais o bem da terra, e ainda o deixeis como herança a vossos filhos, para sempre.
13 Depois de tudo o que tem vindo sobre nós, por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, é visto que não há ninguém como o nosso Deus. Pois tens de maneira branda visitado as nossas iniquidades, e deste-nos libertação,
14 ao passo que temos violado repetidamente os teus mandamentos, casando-nos com os povos destas terras. Não estejas demasiadamente irado conosco para a nossa destruição, de modo que não ficasse restante algum, ou escapasse um que seja.
15 Ó Senhor, Deus de Israel, tu és justo, pois permanecemos ainda libertos, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti em nossa culpa. Entretanto, não podemos permanecer na tua presença dessa maneira.

Nenhum comentário: