INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Septuaginta - Ester - Capítulo 2

1 Depois disso, a raiva do rei se aplacou e ele não mais mencionou Vasti, e não pensou mais no que ela tinha dito e em como a tinha condenado.
2 Então os servos do rei disseram: Procurem-se para o rei moças virgens, castas e belas;
3 que o rei nomeie governadores locais em todas as províncias do seu reino, selecionem eles jovens donzelas, castas e belas, trazendo-as para a cidade de Susã, para a casa das mulheres; e que sejam enviadas ao camareiro do rei, guarda das mulheres. E que as coisas para a purificação e demais atendimentos lhes sejam dados.
4 A mulher que vier a agradar ao rei seja feita rainha em lugar de Vasti. Isso pareceu bem ao rei, e ele assim o fez.
5 Ora, havia um judeu na cidade de Susã, cujo nome era Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, da tribo de Benjamim,
6 que tinha sido trazido preso de Jerusalém, o qual Nabucodonosor, rei da Babilônia, levara em cativeiro.
7 Tinha ele uma filha adotiva, filha de Abiail, irmão de seu pai, cujo nome era Ester. Quando seus pais morreram cuidou ele dela, destinando-a para ser sua esposa; e a jovem era linda.
8 E porque o decreto do rei fora publicado, muitas moças estavam reunidas na cidade de Susã, sob as vistas de Hegai; e Ester foi trazida para Hegai, guarda das mulheres.
9 A donzela agradou-lhe, achando graça aos seus olhos. Então ele se apressou a dar-lhe as coisas necessárias para a purificação, e a sua porção, e sete donzelas escolhidas do palácio. E tratou bem dela e de suas donzelas, na casa das mulheres.
10 Contudo, Ester não lhe descobriu a sua família nem a sua parentela, pois Mordecai a tinha instruído para não fazê-lo.
11 Mordecai costumava caminhar todos os dias pelo pátio das mulheres, para ver o que iria suceder à Ester.
12 Ora, o momento em que uma virgem deveria apresentar-se ao rei era quando se tivessem passado doze meses, pois desta forma são os dias da purificação cumpridos: seis meses nos quais elas untam-se com óleo de mirra, e seis meses com as especiarias e as purificações das mulheres.
13 Depois disto a jovem vai ter com o rei. O oficial a quem ele designar irá conduzi-la para ir ter com ele, direto da casa das mulheres para a câmara do rei.
14 Entra ela na casa à noite, e pela manhã vai para a outra casa das mulheres, onde Hegai, camareiro do rei, é o guarda das mulheres. E ela não irá ter com o rei de novo, a menos que venha a ser chamada pelo nome.
15 Quando o tempo foi cumprido para Ester, filha de Abiail, irmão do pai de Mordecai, ir ter com o rei, ela não negligenciou nada do que o camareiro, guarda das mulheres, lhe ordenara; pois Ester achava graça aos olhos de todos que a viam.
16 E foi Ester ao encontro do rei Artaxerxes no duodécimo mês, que é Adar, no sétimo ano do seu reinado.
17 O rei amou a Ester, achando ela graça perante ele além de todas as outras virgens; e ele colocou nela a coroa de rainha.
18 Então o rei deu um banquete a todos os seus amigos e aos grandes homens, durante sete dias, comemorando magnificamente o casamento de Ester; e fez uma libertação para aqueles que estavam sob o seu domínio.
19 Mordecai, porém, servia no palácio.
20 Ora, Ester não havia revelado a sua parentela, pois Mordecai lhe ordenara temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos quando estava com ele, e Ester não mudara o seu modo de vida.
21 Os dois eunucos do rei, chefes do corpo da guarda, ficaram muito indignados porque Mordecai fora promovido; e intentaram matar o rei Artaxerxes.
22 Entretanto, o assunto foi descoberto por Mordecai, e ele o fez saber a Ester; e ela declarou ao rei a questão da conspiração.
23 Então o rei interrogou os dois eunucos, e os enforcou. E o rei deu ordens para que se fizesse um apontamento, para memorial, nos registros reais acerca dos bons ofícios de Mordecai, como uma recomendação.

Nenhum comentário: