INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 26 de novembro de 2016

Septuaginta - Ester - Capítulo 4

1 Mordecai, porém, tendo conhecido o que havia sido feito, rasgou as suas vestes e pôs-se de saco, lançando pó sobre si; e tendo-se precipitado pela rua aberta da cidade, clamou com grande voz, dizendo: Uma nação que não tem feito nada de errado será destruída!
2 Veio ele até a porta do rei e ficou ali, em pé; pois não lhe era lícito entrar no palácio usando pano de saco e cinza.
3 Em todas as províncias onde as cartas foram publicadas houve choro, lamentação e grande pranto por parte dos judeus. E eles puseram sobre si panos de saco e cinza.
4 As servas da rainha e os seus camareiros entraram e disseram-lhe tudo. Quando ela ouviu o que havia sido feito ficou perturbada e enviou mensageiros a fim de vestirem a Mordecai, e para tirar-lhe o pano de saco; mas ele não o consentiu.
5 Então Ester chamou o seu camareiro Hatá, o qual estava às suas ordens; e ela o enviou para saber a verdade de Mordecai.
6 7 Mordecai mostrou-lhe o que havia sido feito, contando-lhe da promessa que Hamã tinha feito ao rei de lhe entregar dez mil talentos para o tesouro, a fim de que pudesse destruir os judeus.
8 E deu-lhe a cópia da carta que fora publicada em Susã a respeito da sua destruição, para mostrá-la a Ester; e disse a ele para encarregá-la de ir e clamar ao rei, e pedir-lhe pelo povo; lembrando-te, disse ele, dos dias da tua humilhação, e de como foste alimentada pela minha mão. Porque Hamã, aquele que detém o posto mais próximo do rei, falou contra nós para morte. Invoca ao Senhor, e fala com o rei a nosso respeito com o fim de livrar-nos da morte.
9 Então Hatá entrou e disse-lhe todas essas palavras.
10 E respondeu Ester a Hatá, mandando-o ir a Mordecai e dizer-lhe:
11 Todas as nações do império conhecem que qualquer um, homem ou mulher, tendo ido ao encontro do rei no átrio interior sem ser chamado, essa pessoa não deverá viver; somente aquele para quem o rei estender o seu cetro de ouro viverá. Todavia, eu não tenho sido chamada para ir ao encontro do rei nestes últimos trinta dias.
12 Hatá relatou para Mordecai todas as palavras de Ester.
13 Então disse Mordecai a Hatá: Vai e dize-lhe: Não digas, Ester, para ti mesma que tu tão somente escaparás no reino, dentre todos os outros judeus.
14 Porque se te recusares a ouvir, nesta ocasião, ajuda e proteção virão para os judeus de outra parte, mas tu e a casa de teu pai perecereis. E quem sabe se não foste feita rainha para esta ocasião?
15 Então Ester mandou o homem que veio ter com ela ao encontro de Mordecai, dizendo-lhe:
16 Vai, e reúne os judeus que estão em Susã; e jejuai por mim, não comendo nem bebendo por três dias e noites. Também eu e as minhas servas jejuaremos. E irei ter com o rei contrariamente à lei, ainda que tenha de morrer.
17 Mordecai foi, e fez tudo o que Ester lhe ordenara.

Nenhum comentário: