INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 26 de novembro de 2016

Septuaginta - Ester - Capítulo 8

1 Naquele mesmo dia o rei Artaxerxes deu à Ester tudo o que pertencia a Hamã, o caluniador. E Mordecai foi chamado pelo rei, pois Ester tinha revelado que ele era seu parente.
2 O rei tomou o anel que havia tirado de Hamã e deu-o a Mordecai; e Ester colocou Mordecai sobre tudo o que tinha sido de Hamã.
3 Falou ela outra vez com o rei, e, caindo aos seus pés, rogava-lhe para acabar com a maldade de Hamã e com tudo o que ele tinha feito contra os judeus.
4 Então o rei estendeu para Ester o cetro de ouro. E Ester levantou-se, ficando próxima ao rei.
5 Disse ela: Se parecer bem a ti, e se tenho achado graça aos teus olhos, dê-se uma ordem para ser levada por mensageiros, a fim de que as cartas enviadas por Hamã, as quais foram escritas para a destruição dos judeus que estão no teu reino, sejam revertidas.
6 Pois como poderei ser eu capaz de olhar para a aflição do meu povo, e como poderei sobreviver a destruição da minha parentela?
7 E disse o rei à Ester: Se eu te tenho dado e livremente concedido tudo o que era de Hamã, e o penduraram em uma forca porque ele colocou as mãos sobre os judeus, o que ainda me pedes mais?
8 Escrevei vós mesmos em meu nome, como vos parecer bem, e selai-o com o meu anel; porquanto às ordens escritas sob o comando do rei e seladas com o meu anel não é lícito deixar de atendê-las.
9 Então os escribas foram chamados, no primeiro mês, que é Nisã, no vigésimo-terceiro dia do mesmo ano; e se escreveram instruções aos judeus, em conformidade com o que o rei havia ordenado aos governadores e chefes das satrapias locais, desde a Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete sátrapas, de acordo com as várias províncias e os seus dialetos.
10 Foram elas escritas por ordem do rei, e seladas com o seu anel; e enviaram as cartas pelos mensageiros,
11 nas quais dava-se-lhes ordem para usar as suas próprias leis em cada cidade e ajudarem uns aos outros, e para tratarem aos seus adversários e aqueles que os atacavam como bem quisessem,
12 em um só dia, em todo o reino de Artaxerxes, no dia treze do duodécimo mês, que é Adar;
13 e que as cópias fossem afixadas em locais bem visíveis por todo o reino, a fim de que todos os judeus estivessem preparados para este dia, para lutarem contra os seus inimigos.
14 Então os cavaleiros saíram, com pressa, para executar os comandos do rei; e os estatutos também foram publicados em Susã.
15 Mordecai saiu, vestido nos trajes reais, usando uma coroa de ouro e um diadema de linho fino roxo. As pessoas em Susã viram-no e alegraram-se.
16 E os judeus viram a luz, com regozijo;
17 em cada cidade e província na qual o decreto-lei foi publicado, onde quer que a proclamação teve lugar, os judeus tiveram contentamento e júbilo, banquetes e alegria. E muitos dos gentios foram circuncidados, tornando-se judeus, por temor deles.

Nenhum comentário: