INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 27 de novembro de 2016

Septuaginta - Ester - Capítulo 9

1 Portanto, no décimo-segundo mês, no dia treze do mês, que é Adar, as cartas escritas pelo rei chegaram.
2 Naquele dia, os adversários dos judeus pereceram; pois ninguém resistiu, pelo temor deles.
3 Porquanto os chefes dos sátrapas, os príncipes e os escribas reais honraram aos judeus, uma vez que o temor de Mordecai caíra sobre eles.
4 Porque a ordem do rei estava em vigor, a qual eles deveriam celebrar em todo o reino.
5 6 Mataram, os judeus, na cidade de Susã, quinhentos homens,
7 como também a Parsandata, a Dalfon, a Aspata,
8 a Porata, a Adalia, a Aridata,
9 a Farmasta, a Arisai, a Aridai e a Vaisata,
10 os dez filhos de Hamã, filho de Hamedata, o agagita, o inimigo dos judeus; e saquearam a sua propriedade, no mesmo dia.
11 E o número dos que pereceram em Susã foi comunicado ao rei.
12 Disse o rei à Ester: Os judeus mataram quinhentos homens na cidade de Susã. E como te parece que fizeram os que estão no resto do país? O que, então, ainda me pedes, que possa ser feito para ti?
13 E Ester respondeu ao rei: Que seja concedido aos judeus a fim de permitir-lhes, amanhã, que tenham os dez filhos de Hamã.
14 Concedeu-lhe ele fazer-se assim; e deu-se aos judeus da cidade os corpos dos filhos de Hamã, para os pendurarem.
15 Os judeus reuniram-se em Susã no décimo-quarto dia de Adar e mataram a trezentos homens; todavia, não saquearam nenhuma propriedade.
16 O restante dos judeus que estavam no reino ajuntou-se, e ajudaram uns aos outros; e obtiveram repouso dos seus inimigos, porquanto destruíram a quinze mil deles no décimo-terceiro dia de Adar. Todavia, não tomaram despojos.
17 Descansaram eles no décimo-quarto dia do mesmo mês, e estabeleceram-no como um dia de descanso, com alegria e júbilo.
18 Os judeus na cidade de Susã reuniram-se também, no décimo-quarto dia, e descansaram; e eles mantiveram o décimo-quinto dia como sendo de júbilo e alegria.
19 É por esta razão, portanto, que os judeus dispersos em todas as terras estrangeiras mantêm o décimo-quarto dia de Adar como um dia santo, com alegria e o envio de porções, por parte de cada um, ao seu próximo.
20 Mordecai escreveu estas coisas em um livro, enviando-as para os judeus que estavam no reino de Artaxerxes, tanto aos que estavam perto como aos que estavam longe,
21 com o fim de estabelecer estes dias como dias de alegria; e para guardarem o décimo-quarto e o décimo-quinto dia de Adar.
22 Porquanto, naqueles dias, os judeus tiveram descanso de seus inimigos; e quanto ao mês, que é Adar, no qual uma mudança operou-se a seu favor, de lamentação para alegria, de um dia de tristeza para um dia favorável, a fim de passá-los como dias agradáveis de festa e júbilo, enviando porções aos amigos e aos pobres.
23 E os judeus se comprometeram com isto, de acordo com o que Mordecai escrevera-lhes,
24 mostrando como Hamã, filho de Hamedata, o macedônio, lutara contra eles, de que forma ele fizera um decreto e lançara sortes para destrui-los totalmente;
25 e também como ele fora ter com o rei, dizendo-lhe para enforcar a Mordecai. Entretanto, todas as calamidades que intentou trazer sobre os judeus vieram sobre ele, e foi pendurado, assim como seus filhos.
26 Portanto, estes dias foram chamados Purim, por causa das sortes (na sua linguagem são chamadas de Purim), e das palavras daquela carta e de tudo o que sofreram por este motivo, e por causa do que lhes aconteceu.
27 Mordecai o estabeleceu, e os judeus o tomaram sobre si e sobre a sua descendência, e também a daqueles que se ajuntaram a eles, a fim de observá-lo. Jamais iriam eles, por qualquer motivo, comportar-se de maneira diferente, mas estes dias eram para ser um memorial guardado em cada geração, em toda cidade, família e província.
28 Estes dias de Purim disseram eles, serão mantidos para sempre, e o seu memorial não deverá faltar em nenhuma geração.
29 A rainha Ester, filha de Abiail, e Mordecai, o judeu, escreveram tudo o que tinham feito e a confirmação da carta de Purim.
30 31 Pois Mordecai e a rainha Ester haviam estabelecido um jejum para si mesmos, naquela ocasião, tendo levado adiante o seu plano, atentando até mesmo contra a sua própria integridade.
32 Portanto Ester o confirmou por mandado, para sempre, tendo sido isto escrito em um memorial.

Nenhum comentário: