INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 13

1 Naquele dia, leu-se no livro de Moisés aos ouvidos do povo, e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrariam na congregação de Deus, para sempre,
2 porquanto eles não foram ao encontro dos filhos de Israel com pão e água, mas contra eles assalariaram a Balaão, para amaldiçoá-los; porém, o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
3 E aconteceu, quando ouviram a lei, que eles se separaram de todos os estrangeiros em Israel.
4 Antes desse tempo, Eliasibe, o sacerdote, morava nas câmaras da casa do nosso Deus, ligado a Tobias;
5 e ajuntou ele, para si mesmo, um grande tesouro. Pois eles tinham, anteriormente, o hábito de entregarem as ofertas, o incenso, os utensílios, e os dízimos do grão, do vinho e do azeite, e a porção ordenada dos levitas, cantores e porteiros, e as primícias dos sacerdotes.
6 Mas durante todo este tempo eu não estava em Jerusalém. No trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei de Babilônia, aproximei-me do rei; e, depois de um certo tempo, eu fiz o meu pedido ao rei.
7 Vim, então, à Jerusalém, e compreendi o mal que Eliasibe tinha feito no caso de Tobias, em fazer para ele uma câmara no pátio da casa de Deus.
8 E isto pareceu muito mau para mim. Pelo que retirei todos os móveis da casa de Tobias da câmara.
9 Dei ordens, em seguida, e purificaram os tesouros. E restitui para lá os vasos da casa de Deus, as oferendas e o incenso.
10 Entendi que a porção dos levitas não se dera, e que eles tinham ido cada um para o seu campo, os levitas e os cantores que faziam o trabalho.
11 Então contendi com os comandantes, dizendo: Por que motivo a casa de Deus foi abandonada? E os reuni, colocando-os em seu lugar.
12 E todo o Judá trouxe o dízimo do trigo, do vinho e do óleo para os tesouros,
13 ao encargo de Selemias, o sacerdote, e de Zadoque, o escrivão, e de Pedaías, dos levitas. Ao lado deles estava Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias. Pois foram achados fieis. E era seu ofício fazer a distribuição aos seus irmãos.
14 Lembra-te de mim, ó Deus, por causa disto; e não permitas que a minha bondade seja esquecida,  por isso que tenho feito em relação à casa do Senhor Deus.
15 Naqueles dias, vi homens de Judá pisando os lagares no sábado, levando feixes e carregando jumentos com vinho, uvas, figos e toda a espécie de fardos, trazendo-os à Jerusalém no dia de sábado;
16 e protestei no dia da sua venda. Também habitavam nela homens que traziam peixe e vendiam todo o tipo de mercadoria para os filhos de Judá e em Jerusalém, no dia de sábado.
17 Eu, porém, contendia com os filhos libertos de Judá, dizendo-lhes: O que é essa coisa má que fazeis, profanando o dia de sábado?
18 Não fizeram vossos pais assim, e por esse motivo nosso Deus trouxe sobre eles, sobre nós e sobre esta cidade, todos esses males? E trazeis vós ira adicional sobre Israel, profanando o sábado?
19 E sucedeu, quando os portões foram levantados em Jerusalém, que eu dei ordens, antes do sábado, e eles fecharam os portões. E ordenei para que não devessem ser abertos até passar o sábado; e pus alguns de meus servos às portas, com o fim de que ninguém trouxesse cargas em dia de sábado.
20 Entretanto, todos os comerciantes pernoitaram ali e realizaram o seu comércio fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.
21 Então protestei contra eles, e disse-lhes: Por que pernoitais em frente ao muro? Se outra vez o fizerdes, estenderei a minha mão contra vós. A partir daquele momento eles não vieram mais no sábado.
22 E disse aos levitas que se estavam purificando, os quais haviam vindo e guardavam os portões, que eles deveriam santificar o dia de sábado. Lembra-te de mim, ó Deus, por essas coisas, e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia!
23 Naqueles dias eu vi os judeus que se tinham casado com as mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe.
24 Seus filhos falavam, em parte, a linguagem de Asdode, e não sabiam como falar na língua judaica.
25 E contendia com eles, amaldiçoando-os; e feri alguns deles, e arranquei-lhes os cabelos, fazendo-os jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não haveis de tomar de suas filhas para os vossos filhos.
26 Não pecou Salomão, rei de Israel, assim? No entanto, não havia rei semelhante a ele entre muitas nações, e era amado de Deus. Constituiu-o, Deus, rei sobre todo o Israel; contudo as mulheres estrangeiras fizeram-no desviar-se.
27 Não vos daremos ouvidos, portanto, para que façais todo este mal, a fim de quebrardes o pacto com o nosso Deus, casando-vos com mulheres estrangeiras.
28 E quanto a Eliasibe, o sumo sacerdote, um dos filhos de Joiada, sendo ele genro de Sambalá, o horonita, eu o afugentei de mim.
29 Lembra-te deles, ó Deus, por sua falsa conexão com o sacerdócio, e pela quebra do convênio sacerdotal, e por profanarem os levitas!
30 Então eu os retirei de toda as amarras com estranhos, e estabeleci serviços para os sacerdotes e os levitas, à cada um de acordo com a sua função;
31 bem como com respeito à oferta dos carregadores de madeira, em tempos determinados, e à oferta nos tempos dos primeiros frutos. Lembra-te de mim, ó Deus nosso, para o bem.

Nenhum comentário: