INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 4

1 E sucedeu, quando Sambalá ouviu que estávamos construindo o muro, o que lhe era doloroso, que ficou muito irado e protestou contra os judeus.
2 E disse aos seus irmãos (ou seja, ao exército dos samaritanos): É verdade que esses judeus estão construindo a sua cidade? Oferecem eles, de fato, sacrifícios? Deverão eles prevalecer? Será que irão, no dia de hoje, restaurar as pedras depois de terem sido queimadas e transformadas num monte de lixo?
3 Tobias, o amonita, aproximou-se dele, e disse-lhes: Estão eles a sacrificar e a comer em seu próprio lugar? Não subirá contra eles uma raposa e derrubará o seu muro de pedras?
4 Ouve, ó nosso Deus, pois nos tornamos em algo desprezível! Volta, pois, seu opróbrio sobre a sua própria cabeça, fazendo-os desprezíveis numa terra de cativeiro,
5 e não encubras a sua iniquidade.
6, 7 Mas sucedeu, quando Sambalá, Tobias, os árabes e os amonitas ouviram dizer que a construção dos muros de Jerusalém estava avançando e já as brechas se começavam a fechar, que pareceu isso muito doloroso para eles.
8 E todos eles se reuniram para virem guerrear contra Jerusalém a fim de destruí-la completamente.
9 Então nós oramos ao nosso Deus e pusemos atalaias contra eles, de dia e de noite, por sua causa.
10 E Judá disse: A força dos inimigos está diminuída, entretanto, ainda há muito entulho, e não poderemos edificar o muro.
11 E os que nos afligiam disseram: Eles não deverão saber nem ver nada, até que entremos no meio deles e os matemos, fazendo cessar a obra.
12 Mas sucedeu, quando os judeus que moravam perto deles vieram, que nos disseram: Eles estão vindo contra nós de todos os lados.
13 Então coloquei homens na parte mais baixa do lugar atrás do muro, nos esconderijos, e dispus o povo segundo as suas famílias, com as suas espadas, as suas lanças e os seus arcos.
14 Olhei, e, levantando-me, disse aos nobres, aos capitães e ao resto do povo: Não os temais. Lembrai-vos do nosso Deus grande e temível e lutai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.
15 E sucedeu, ouvindo os nossos inimigos que haviam sido revelados a nós e que Deus tinha frustrado o seu conselho, que todos voltamos ao muro, cada um para a sua obra.
16 E veio a acontecer, desde aquele dia, que metade dos que tinham sido dispostos trabalhavam na obra e a outra metade deles mantinha a guarda, portando lanças, escudos, arcos e couraças; e havia também chefes, por trás de toda a casa de Judá;
17 e os que estavam construindo o muro, aqueles que realizavam os encargos, portavam as suas armas; cada um com uma das mãos fazia o seu trabalho e com a outra segurava o seu dardo.
18 Os construtores trabalhavam com a sua espada cingida sobre os seus lombos. Assim eles construíram. E o trompetista permanecia com a sua trombeta ao seu lado.
19 Então eu disse aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: O trabalho é grande e abundante, contudo estamos dispersos sobre o muro, cada um a uma grande distância de seu irmão.
20 Em todo lugar, pois, que ouvirdes o som da trombeta, ali ajuntai-vos conosco; e nosso Deus pelejará por nós.
21 Desta forma, continuamos trabalhando na obra; e metade deles portava lanças, desde a subida da alva até as estrelas apareceram.
22 Naquele tempo, eu disse ao povo: Alojai-vos, cada um com o seu servo, no meio de Jerusalém. Que a noite seja para vós um tempo de vigilância, e o dia um tempo de trabalho.
23 Eu encontrava-me lá, com os guardas junto a mim; e não havia um só homem de nós que despisse as suas vestes.

Nenhum comentário: