INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 5

1 O clamor do povo e de suas esposas foi grande contra os seus irmãos, os judeus.
2 Alguns disseram: Somos numerosos com os nossos filhos e as nossas filhas; por causa disso, iremos buscar o trigo para que possamos comer e viver.
3 E alguns disseram:  Quanto a nossos campos, vinhas e casas, os iremos empenhar a fim de buscar o trigo, e comer.
4 E outros também disseram: Temos tomado dinheiro emprestado até para os tributos do rei. Nossos campos, nossas vinhas e casas estão sendo hipotecados.
5 Agora, pois, nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos são como seus filhos. Contudo, eis que estamos reduzindo nossos filhos e filhas à escravidão. Algumas de nossas filhas são mesmo escravizadas, e não há poder em nossas mãos, pois os nossos campos e vinhas pertencem aos nobres!
6 Então fiquei muito triste quando ouvi o seu clamor, e essas palavras.
7 Meu coração tomou conselho dentro de mim, e contendi contra os nobres e os príncipes, dizendo-lhes: Deveria cada homem exigir de seu irmão o que vós exigis? Então nomeei contra eles uma grande assembleia,
8 e disse-lhes: Nós, do nosso livre-arbítrio, temos resgatado os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos para os gentios; e vendeis vós os vossos irmãos? Deveriam ser eles vendidos a nós? Porém, eles calaram-se, não encontrando nenhuma resposta.
9 Então eu disse: O que fazeis não é bom; não podereis, desse modo, andar no temor do nosso Deus, no qual devemos andar por causa do opróbrio dos gentios, nossos inimigos.
10 Tanto os meus irmãos e os meus conhecidos, assim como eu mesmo, lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Abandonemos, agora, esta exação.
11 Restitui-lhes, peço, neste dia, os seus campos e as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas; e dai a a eles trigo, vinho e azeite, do dinheiro que tomastes.
12 E eles disseram: Iremos restituir tudo, e não cobraremos o juro. Faremos assim como dizes. Então, chamando os sacerdotes amarrei-os por juramento a fim de fazerem conforme a esta palavra.
13 Sacudi as minhas vestes, e disse: Assim sacuda Deus, da sua casa e do seu trabalho, a todo o homem que não guardar esta palavra; que ele seja, igualmente, sacudido como um pária, e esvaziado. E toda a congregação disse: Amém! e louvaram ao Senhor. E o povo fez esta coisa.
14 Desde o dia em que ele me deu encargo para ser o seu governante na terra de Judá, desde o ano vinte até o trigésimo-segundo ano de Artaxerxes, por doze anos, eu e meus irmãos não consumimos nenhuma provisão extorquida deles.
15 Entretanto, de acordo com os antigos atos de extorsão pelos quais aqueles que estavam diante de mim os oprimiam, eles tomavam deles até os seus últimos dinheiros, quarenta didracmas, e pão e vinho; e até os seus próprios servos exerciam autoridade sobre as pessoas. Eu, porém, não agi assim, por causa do temor de Deus.
16 Também no trabalho do muro eu não os tratava com rigor, nem lhes comprei a terra; mas todos os que estavam reunidos vieram até ali para a obra.
17 Os judeus, até o número de cento e cinquenta homens, além de quem veio a nós das nações ao redor, estavam à minha mesa.
18 Vinha para mim, à cada dia, um bezerro, e eu recebia, ainda, seis ovelhas escolhidas e uma cabra; e, à cada dez dias, vinho em abundância, de todos os tipos. Entretanto, deles eu não exigia o pão de extorsão, porquanto a escravidão pesava sobre este povo.
19 Lembra-te de mim, ó Deus, para o bem, em tudo o que tenho feito a este povo.

Nenhum comentário: