INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 8

1 O sétimo mês chegou, e os filhos de Israel estavam assentados em suas cidades. Todo o povo se ajuntou como um só homem na praça diante da Porta das Águas. E foi dito a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, lei que o Senhor ordenara a Israel.
2 Então Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres. E cada um que tinha compreensão estava presente para ouvir, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela desde o nascimento do sol até o meio do dia, diante dos homens e das mulheres; e eles o entenderam. Os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 Esdras, o escriba, estava sobre um estrado de madeira, e ao lado dele encontravam-se Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hulquias e Maaséias, à sua mão direita; e à sua esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porquanto estava acima dele; e aconteceu, quando ele o abriu, que todo o povo se levantou.
6 Então Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as suas mãos e dizendo: Amém! E inclinaram-se e adoraram ao Senhor, com o rosto no chão.
7 Jesua, Bani e Serebias instruíram o povo na lei; e as pessoas permaneciam em seus lugares.
8 Liam eles no livro da lei de Deus, e Esdras ensinava, instruindo-os claramente no conhecimento do Senhor; e o povo entendeu a lei pela leitura.
9 Então Neemias e Esdras, que era sacerdote e escriba, e os levitas, e os que instruíam o povo, falaram a todos, dizendo: Este é um dia consagrado ao Senhor, nosso Deus; não lamenteis nem choreis. Porquanto todo o povo chorava ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes o governador: Ide, comei as gorduras e bebei as doçuras, e enviai porções aos que nada têm; porquanto este é um dia consagrado ao nosso Senhor. Não vos enfraqueçais, pois o Senhor é a nossa força.
11 Portanto os levitas fizeram todas as pessoas ficarem em silêncio, dizendo: Calai-vos, porque este é um dia santo; e não desanimeis!
12 Então todo o povo se foi para comer e beber, para enviar porções e ter grande regozijo, porque entenderam as palavras que lhes fizeram conhecer.
13 No segundo dia, os chefes das famílias reuniram-se com todas as pessoas, assim como os sacerdotes e levitas, na presença de Esdras, o escriba, para atender a todas as palavras da lei.
14 E acharam escrito na lei o que o Senhor ordenara a Moisés a fim de que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa no sétimo mês;
15 e deveriam fazer soar as trombetas em todas as suas cidades, assim como em Jerusalém. Então Esdras disse: Saí ao monte e trazei ramos de oliveiras, de cipreste, de murta, de palmeiras e de cada árvore frondosa para fazer cabanas, de acordo com o que foi escrito.
16 O povo saiu, e o trouxe. E fizeram cabanas para si, cada um em seu terraço e no seu pátio, e nos átrios da casa de Deus, e nas ruas da cidade até a porta de Efraim.
17 Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas, e habitaram nelas. Contudo, os filhos de Israel não tinham feito isso desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve grande alegria.
18 Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o primeiro até o último dia; e celebraram a festa por sete dias. No oitavo dia houve uma assembleia solene, segundo a ordenança.

Nenhum comentário: