INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 19 de novembro de 2016

Septuaginta - Neemias - Capítulo 9

1 No dia vinte e quatro desse mês os filhos de Israel reuniram-se com jejum, com panos de saco e com cinzas sobre a sua cabeça.
2 Então os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, e ficaram de pé e confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais.
3 Levantando-se em seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus e confessaram os seus pecados ao Senhor, adorando ao Senhor, seu Deus.
4 Lá se encontravam, em cima dos degraus, dos levitas, Jesua, e os filhos de Cadmiel, e Secanias, filho de Serebias, filhos de Quenani; e clamavam com grande voz ao Senhor seu Deus.
5 Jesua e Cadmiel, os levitas, disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor, nosso Deus, pelos séculos dos séculos. E se disse: Bendito o teu nome glorioso, e o exaltem com toda a bênção e louvor.
6 E Esdras também disse: Tu és o único e verdadeiro Senhor; fizeste os céus e o céu dos céus, e todo o seu exército; a terra e todas as coisas que estão nela; os mares e tudo quanto há neles; tu vivificaste todas as coisas, e as hostes do céu te adoram.
7 Tu és o Senhor Deus. Escolheste a Abrão, fazendo-o sair da terra dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.
8 Achaste o seu coração fiel perante ti, fazendo com ele uma aliança para dar-lhe e à sua descendência a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus. E confirmaste as tuas palavras, pois és justo.
9 Viste a aflição de nossos pais no Egito, e ouviste o seu clamor junto ao Mar Vermelho;
10 e fizeste ver sinais e maravilhas no Egito, em Faraó e em todos os seus servos, e sobre todo o povo da sua terra, porque conheces que se ensoberbeceram contra eles; e fizeste-te um nome, como hoje se vê.
11 Tu dividiste o mar diante deles, e eles passaram pelo meio do mar em seco; e lançaste nas profundezas os que estavam prestes a persegui-los, como a uma pedra em águas poderosas.
12 Guiaste-os de dia por uma coluna de nuvem, e de noite por uma coluna de fogo para iluminá-los no caminho no qual deviam andar;
13 também desceste sobre o monte Sinai e falaste com eles do céu, dando-lhes juízos retos e leis verdadeiras, ordenanças e bons mandamentos.
14 E fizeste conhecido deles o teu santo sábado; deste-lhes mandamentos e ordenanças, e uma lei por intermédio de teu servo Moisés;
15 deste-lhes pão do céu para a sua alimentação, e fizeste sair, para eles, água de uma rocha, na sua sede. Tu lhes ordenaste ir a fim de herdarem a terra sobre a qual estendeste a mão para dar-lhes.
16 Entretanto, eles e os nossos pais comportavam-se com orgulho, e endureceram a sua cerviz, não dando ouvidos aos teus mandamentos,
17 recusando-se a escutar; e não se lembraram das tuas maravilhas que operaste junto deles. Entretanto, endureceram a sua cerviz e nomearam um líder para retornarem à escravidão no Egito. Todavia, tu, ó Deus, és misericordioso e compassivo, longânime e abundante em benignidade, e não os desamparaste.
18 E, ainda mais, fizeram eles para si um bezerro de fundição, e disseram: Estes são os deuses que nos tiraram do Egito. E cometeram grandes provocações.
19 No entanto, nas tuas grandes misericórdias não os abandonaste no deserto; tu não afastaste deles a coluna de nuvem durante o dia para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo durante a noite a fim de iluminar-lhes o caminho em que deviam andar.
20 Deste-lhes o teu bom espírito para os ensinar e não retiraste o teu maná da sua boca. E água lhes deste em sua sede.
21 Tu os sustentaste durante quarenta anos no deserto; não permitiste que nada lhes faltasse: as suas vestes não envelheceram e os seus pés não ficaram machucados.
22 Além disso, deste-lhes reinos e dividiste nações entre eles. Herdaram a terra de Seom, rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã.
23 E multiplicaste os seus filhos como as estrelas do céu, trazendo-os à terra da qual falaste a seus pais,
24 e eles a herdaram. Pois tu destruíste diante deles os habitantes da terra dos cananeus, e puseste em suas mãos a eles e aos seus reis, com os povos da terra, para fazer-lhes como bem lhes parecesse.
25 Tomaram cidades nobres e herdaram casas cheias de todas as coisas boas: poços escavados, vinhas, olivais e todas as árvores frutíferas em abundância. Comeram e fartaram-se, e engordaram, e alegraram-se na tua grande bondade.
26 Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti, lançando a tua lei para trás de si. Mataram os teus profetas, os quais protestavam contra eles a fim de levá-los de volta a ti, e cometeram grandes provocações.
27 Então os entregaste na mão dos que os afligiam, e eles os angustiaram. Mas clamaram a ti no tempo da sua angústia, e tu os ouviste do teu céu; e nas tuas grandes misericórdias lhes deste libertadores e os salvaste da mão dos que os afligiam.
28 Contudo, quando tiveram descanso, eles fizeram o mal diante de ti. Por este motivo os entregaste nas mãos de seus inimigos, que dominavam sobre eles. Então clamaram novamente a ti, e tu os ouviste do céu e os livraste pelas tuas grandes misericórdias.
29 Testemunhaste contra eles a fim de trazê-los de volta à tua lei, contudo não ouviram, mas pecaram contra os teus mandamentos e contra os teus juízos, os quais se o homem os cumprir viverá por eles; mas viraram as costas e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos.
30 Todavia, foste paciente para com eles por muitos anos, testemunhando-lhes pelo teu Espírito, pela mão de teus profetas. Eles, no entanto, não deram ouvidos. Por este motivo os entregaste nas mãos das nações da terra.
31 Entretanto tu, nas tuas muitas misericórdias, não os designaste à perdição nem os desamparaste. Pois tu és forte, misericordioso e compassivo.
32 E agora, ó Deus nosso, Deus poderoso, grande e terrível, que guardas a tua aliança e a tua misericórdia, não deixes que pareçam pequenos aos teus olhos todos os problemas que se abateram sobre nós, sobre os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes, os nossos profetas e os nossos pais, e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.
33 Tu és justo em todas as coisas que têm vindo sobre nós, pois tens sido fiel, ao passo que temos pecado grandemente.
34 Os nossos reis, nossos príncipes, nossos sacerdotes e nossos pais não têm cumprido a tua lei, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. E não tem guardado os teus testemunhos, que fizeste testificar a eles.
35 Eles não te serviram no teu reino, e pela grande bondade que lhes concedeste, e na espaçosa e rica terra que puseste diante deles. Pois não se arrependeram dos seus maus desígnios.
36 Eis que somos escravos, neste dia, e quanto à terra que deste a nossos pais para comerem o fruto dela e as suas coisas boas, eis que somos servos nela.
37 A sua produção é abundante para os reis que nomeaste sobre nós por causa dos nossos pecados. Eles têm domínio sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado, conforme lhes agrada, e estamos em grande aflição.
38 Em relação a todas estas circunstâncias fizemos um convênio, e o pusemos por escrito. Os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes puseram o seu selo nele.

Nenhum comentário: