INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Septuaginta - Daniel - Capítulo 5

1 O rei Belsazar fez uma grande ceia para os seus mil nobres, e havia vinho diante dos mil.
2 Belsazar deu ordens, enquanto bebia o vinho, para que trouxessem os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha trazido do templo de Jerusalém, a fim de que o rei, seus nobres, suas amantes e concubinas pudessem beber deles.
3 Desse modo, os vasos de ouro e prata que Nabucodonosor havia tirado do templo de Deus em Jerusalém foram trazidos, e o rei, seus nobres, suas amantes e concubinas beberam deles;
4 beberam vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
5 Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem que escreviam na frente da lâmpada, no reboco da parede da casa do rei. E o rei via os dedos da mão que estava escrevendo.
6 Então o semblante do rei mudou e os seus pensamentos o perturbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram e os seus joelhos batiam um de encontro ao outro.
7 O rei clamou em alta voz para trazerem os magos, os caldeus e os adivinhadores. E disse aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação será vestido de púrpura e haverá uma corrente de ouro em seu pescoço. Também ele será o terceiro governante no meu reino.
8 Logo, entraram todos os homens sábios do rei, todavia não puderam ler o escrito nem fazer saber a interpretação dele ao rei.
9 O rei Belsazar ficou perturbado, mudando-se-lhe o semblante, e os seus nobres ficaram preocupados por causa dele.
10 Então a rainha entrou na casa do banquete, e disse: Ó rei, vive para sempre! Não deixes que os teus pensamentos te perturbem, e não esteja alterado o teu semblante.
11 Existe um homem em teu reino no qual há o Espírito de Deus. Nos dias de teu pai vigilância e sabedoria foram encontrados nele, e o rei Nabucodonosor, teu pai, o fez chefe dos encantadores, magos, caldeus e adivinhadores;
12 porquanto há nele um espírito excelente, senso e entendimento, interpretando sonhos como só ele o faz, respondendo a perguntas complicadas e resolvendo difíceis questões. Este é Daniel, e o rei lhe deu o nome de Beltessazar. Agora, portanto, que ele seja chamado e dirá a interpretação da escrita.
13 Então Daniel foi introduzido à presença do rei. E disse o rei a Daniel: És tu, Daniel, um dos filhos do cativeiro de Judá que o rei, meu pai, trouxe?
14 Tenho ouvido a teu respeito, que o Espírito de Deus está em ti e que a vigilância, o entendimento e a excelente sabedoria foram encontrados contigo.
15 Eis que os homens sábios, mágicos e adivinhos, vieram diante de mim para ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, mas não puderam dizer-me o significado.
16 Tenho ouvido de ti que és capaz de fazer interpretações. Agora, pois, se puderes ler o escrito e fazer-me saber a sua interpretação serás vestido de púrpura, haverá uma corrente de ouro sobre o teu pescoço e serás o terceiro governante no meu reino.
17 Mas Daniel falou, diante do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e entrega para outro os prêmios da tua casa. Entretanto, irei ler o escrito e dar-te a conhecer a sua interpretação.
18 Ó rei, o Deus Altíssimo deu a Nabucodonosor, teu pai, um reino e majestade, honra e glória; 
19 e por causa da majestade que ele lhe deu todas as nações, tribos e línguas tremiam e temiam diante dele. A quem queria matar ele matou; a quem queria ferir, feriu; a quem queria exaltar exaltou, e a quem queria humilhar ele humilhou.
20 Todavia, quando o seu coração se elevou e o seu espírito se atreveu para agir arrogantemente, foi ele derrubado do seu trono real e a sua honra lhe foi tirada;
21 e foi expulso de diante dos homens. Ao seu coração foi dada a natureza de animais selvagens e a sua morada foi com os jumentos monteses; alimentaram-no com erva como a um boi, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, é o Senhor do reino dos homens e o dará a quem lhe agradar.
22 Tu, por conseguinte, sendo seu filho, ó Belsazar, não humilhaste o teu coração diante de Deus. Não sabias tu todas essas coisas?
23 Entretanto, tens te exaltado contra o Senhor, Deus do céu. Trouxeram diante de ti os vasos da casa dele, e tu, os teus nobres, as tuas amantes e as tuas concubinas bebestes vinho deles; e tens louvado aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem e não sabem; porém a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, não tens glorificado.
24 Portanto, de sua presença foi enviada esta mão, e ele mesmo ordenou a escrita.
25 É esta a escrita que foi ordenada: MENE, TEQUEL, PARSIM.
26 E esta é a interpretação da frase: MENE: Deus tem medido teu reino, e deu-lhe fim;
27 TEQUEL: Foi ele pesado na balança e achado em falta;
28 PARSIM: Teu reino foi dividido e dado aos medos e aos persas.
29 Então Belsazar deu ordem e vestiram a Daniel de púrpura, colocando uma corrente de ouro em seu pescoço; e proclamaram a seu respeito que era o terceiro governante no reino.
30 Nesta mesma noite Belsazar, rei dos caldeus, foi morto.
31 E Dario, o medo, sucedeu-o no reino, tendo sessenta e dois anos de idade.

Nenhum comentário: