INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Septuaginta - Daniel - Capítulo 6

1 Pareceu bem a Dario, e ele constituiu sobre o seu reino a cento e vinte sátrapas, para estarem em todo o seu reino.
2 E sobre eles três governadores, dos quais um era Daniel. E os sátrapas deveriam prestar-lhes contas, a fim de que o rei não fosse incomodado.
3 Daniel estava sobre eles, pois havia nele um espírito excelente; e o rei o pôs sobre todo o seu reino.
4 Contudo, os governadores e sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel. Todavia não acharam contra ele nenhuma, nem culpa nem erro, porque era fiel.
5 E os governadores disseram: Nunca acharemos ocasião contra Daniel, exceto nas ordenanças do seu Deus.
6 Então os governadores e sátrapas foram ao rei, e disseram-lhe: Ó rei Dario, vive para sempre!
7 Todos os que presidem no teu reino, os capitães e sátrapas, chefes e governantes locais, tomaram juntamente conselho para estabelecer por um estatuto real e confirmar por decreto que todo aquele que fizer uma petição a qualquer deus ou homem por trinta dias, salvo a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8 Agora, pois, ó rei, confirma o decreto e publica um mandado a fim de que o decreto dos persas e medos não seja alterado.
9 Então o rei Dario ordenou que o decreto fosse escrito.
10 Quando Daniel soube que o decreto fora ordenado ele entrou em sua casa. As janelas estavam abertas, em seus aposentos, para Jerusalém, e três vezes no dia ele ajoelhava-se e orava, dando graças diante do seu Deus, como costumava fazer antes.
11 Contudo esses homens o observavam, e acharam Daniel orando e suplicando ao seu Deus.
12 Então eles vieram e disseram ao rei: Ó rei, não tens tu feito um decreto pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus ou homem por trinta dias, além de ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? E disse o rei: A palavra é verdadeira, e o decreto dos medos e persas não será alterado.
13 Mas eles responderam, e disseram na presença do rei: Daniel, dos filhos dos cativos de Judá, não submeteu-se ao teu decreto, pois três vezes no dia ele faz as suas solicitações ao seu Deus.
14 O rei, quando ouviu isto, ficou sobremodo triste por causa de Daniel e esforçou-se muito para livrá-lo; e trabalhou até à noite para o salvar.
15 Porém, aqueles homens disseram ao rei: Sabe, ó rei, que a lei dos medos e dos persas diz que não devemos mudar qualquer decreto que o rei venha a fazer.
16 Então o rei deu ordem, e trouxeram a Daniel, lançando-o na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará!
17 Trouxeram uma pedra, colocando-a sobre a boca da cova, e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus nobres, a fim de que o caso não pudesse ser alterado, no que dizia respeito a Daniel.
18 Então o rei foi para a sua casa, deitando-se em jejum; e não trouxeram-lhe de comer. E o seu sono se apartou dele. Entretanto, Deus fechou a boca dos leões e eles não molestaram a Daniel.
19 Levantou-se o rei de madrugada e veio, apressadamente, à cova dos leões.
20 E quando chegou perto da cova clamou com grande voz, dizendo: Daniel, servo do Deus vivo! Tem o teu Deus, a quem tu continuamente serves, sido capaz de livrar-te boca do leão?
21 E disse Daniel ao rei: Ó rei, vive para sempre!
22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal; pois retidão foi achada em mim diante dele. Além disso, diante de ti, ó rei, não tenho cometido nenhum delito.
23 Então o rei ficou muito contente por ele, mandando tirar Daniel da cova. Daniel foi tirado para fora da cova, e não se achou nenhum dano nele, porquanto acreditava em seu Deus.
24 O rei deu uma ordem, e trouxeram os homens que tinham acusado Daniel, os quais foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas esposas. Não haviam chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e completamente fizeram em pedaços a todos os seus ossos.
25 Então o rei Dario escreveu a todos os povos, tribos e línguas que moravam em toda a terra, dizendo: Paz vos seja multiplicada.
26 Este decreto foi estabelecido por mim em todo o domínio do meu reino para que os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e eterno; o seu reino não será destruído, e o seu domínio é para sempre.
27 Ele ajuda e liberta, sinais e prodígios opera no céu e sobre a terra aquele que livrou a Daniel do poder dos leões.
28 E Daniel prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.

Nenhum comentário: