INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 1

1 Havia um certo homem na terra de Uz, por nome Jó, o qual era verdadeiro, íntegro, justo e piedoso, abstendo-se de todo o mal.
2 Tinha ele sete filhos e três filhas.
3 O seu rebanho consistia em sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas nos pastos. Tinha ele, também, uma família mui grande, e muitíssima criação na terra. O homem era o mais nobre dos que viviam ao oriente.
4 Seus filhos, visitando uns aos outros, prepararam um banquete durante vários dias, levando consigo também suas três irmãs para comer e beber com eles.
5 Quando os dias do banquete foram concluídos, Jó foi e purificou-os, levantando-se de madrugada; e ofereceu sacrifícios por eles, de acordo com o seu número, e um bezerro para a oferta pelo pecado, por suas almas. Porque, dizia Jó, porventura os meus filhos terão pensado algo mal em suas mentes contra Deus. Assim fazia Jó, continuamente.
6 E aconteceu, num certo dia, que os anjos de Deus vieram para estar diante do Senhor; e o diabo veio com eles.
7 Então o Senhor disse ao diabo: Donde vieste? E o diabo respondeu ao Senhor, dizendo: Vim de arrodear a terra, andando para cima e para baixo no mundo.
8 Perguntou-lhe o Senhor: Tens tu, diligentemente, observado o meu servo Jó, e visto que não há ninguém como ele na terra, homem íntegro, verdadeiro e piedoso, abstendo-se de todo o mal?
9 Então o diabo respondeu, e disse na presença do Senhor: Adora Jó ao Senhor por nada?
10 Porventura não fizeste uma cerca para ele e a sua casa, e para todos os seus bens em redor? Não abençoaste as obras das suas mãos e multiplicaste o seu gado sobre a terra?
11 Todavia, estende a tua mão e toca tudo o que ele tem; então, deveras, abençoar-te-á ele na tua face!
12 E o Senhor disse ao diabo: Eis que entrego na tua mão a tudo o que ele tem; tão somente não toques nele mesmo. Depois disso, o diabo saiu da presença do Senhor.
13 E aconteceu, num daqueles dias em que os filhos de Jó e as suas filhas estavam bebendo vinho na casa de seu irmão mais velho,
14 que veio um mensageiro para Jó, e disse-lhe: As juntas de bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles;
15 entretanto, eis que os saqueadores vieram e levaram-nos como presa, matando os teus servos à espada. Eu somente escapei, vindo para trazer-te a nova.
16 Enquanto ele ainda estava falando veio outro mensageiro e disse para Jó: Fogo caiu do céu e queimou as ovelhas, consumindo, igualmente, os pastores. E eu somente escapei, vindo para trazer-te a nova.
17 Enquanto ele ainda estava falando veio outro mensageiro e disse para Jó: Cavaleiros formaram três bandos contra nós, cercaram os camelos e levaram-nos como presa, matando os teus servos à espada. Eu somente escapei, vindo para trazer-te a nova.
18 Enquanto ele ainda estava falando veio outro mensageiro e disse para Jó: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo com seu irmão mais velho, quando,
19 de repente, um vento forte veio do deserto abatendo-se sobre os quatro cantos da casa; e a casa caiu sobre os teus filhos, estando eles, agora, todos mortos. E eu, somente, escapei, vindo para trazer-te a nova.
20 Então Jó se levantou, rasgou as suas vestes, raspou o cabelo da sua cabeça, e, caindo sobre a terra, adorou;
21 e disse: Saí nu do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tomou. Como pareceu bem ao Senhor, assim aconteceu. Bendito seja o nome do Senhor!
22 E em todos esses eventos que se abateram sobre ele, Jó não pecou em nada diante do Senhor, nem imputou loucura a Deus.

Nenhum comentário: