INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 24

1 Mas, por que foram as estações escondidas do Senhor,
2 enquanto o ímpio ultrapassava a cerca, levando o rebanho juntamente com o pastor?
3 Eles arrastaram para longe o jumento do órfão, e levaram em penhor o boi da viúva;
4 desviaram os fracos do caminho certo, e os mansos da terra têm deles se escondido, juntamente.
5 Partiram como asnos no campo, depois de terem saqueado meus bens, andando juntos em bandos. Entretanto, o pão é doce para os seus pequeninos.
6 Fizeram a colheita de um campo que não era o seu, antes do tempo. Os pobres têm trabalhado nas vinhas dos ímpios sem pagamento e sem alimentos;
7 têm eles obrigado muitos a dormirem despidos, retirando a cobertura de seu corpo,
8 os quais foram molhados pelo orvalho das montanhas e abraçaram-se às rochas, porquanto não tinham abrigo.
9 Eles arrebataram o órfão do peito de sua mãe, e têm afligido ao proscrito;
10 fizeram, maldosamente, outras pessoas dormirem sem roupa, e tiraram as migalhas do faminto;
11 injustamente armaram ciladas em locais estreitos, e não tem conhecido o caminho justo.
12 São estes os que lançaram fora da cidade e de suas próprias casas os pobres, e a alma de seus filhos, por causa disto, gemeu em voz alta.
13 Por que, então, ele não os visitou? Estavam sobre a terra, e não tomaram conhecimento nem aprenderam o caminho da justiça, nem jamais andaram nas veredas que lhes foram designadas.
14 Todavia, tendo conhecido as suas obras, ele entregou-os às trevas. Porquanto durante a noite, o homem torna-se um ladrão,
15 e os olhos do adúltero contemplam a escuridão, dizendo: Olho algum me perceberá. E também coloca uma cobertura em seu rosto.
16 Na escuridão ele escava através das casas, mas durante o dia escondem-se com segurança. Pois não conhecem a luz.
17 Porquanto a manhã para todos eles é como a sombra da morte. Cada um deles vai estar consciente do terror da sombra da morte.
18 Eis que ele é levado, rapidamente, pela face das águas. Que a sua porção seja amaldiçoada na terra, e as suas plantas sejam despojadas,
19 permanecendo murchas sobre a terra! Pois ele tem saqueado os feixes dos órfãos.
20 Então o seu pecado é trazido à lembrança, e ele desaparece como um vapor de orvalho. Seja ele seja recompensado pelo que fez, sejam os injustos esmagados como a madeira podre.
21 Porquanto ele não tem tratado bem com a mulher estéril, nem tem se apiedado da que está fraca.
22 Com a sua ira tem derrubado aos indefesos, portanto, quando se levantar ele não se sentirá seguro de sua própria vida.
23 Quando cair doente, que não espere recuperar-se. Deixai-o, porém, morrer por sua doença,
24 pois a sua exaltação prejudicou a muitos. Entretanto, ele murchou como a malva no calor, como uma espiga de cereal desprendendo-se do caule.
25 Todavia, se não é assim, quem é aquele que irá acusar-me de falar falsamente, fazendo com que as minhas palavras não sejam levadas em conta?

Nenhum comentário: