INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 29

1 Jó continuou, e disse em seu discurso:
2 Quem dera que eu fosse como nos meses passados, em que Deus me guardava!
3 Como era quando a sua lâmpada luzia sobre a minha cabeça, e com a sua luz eu caminhava através das trevas;
4 como era quando eu, firmemente, perseguia os meus caminhos, quando Deus cuidava de minha casa;
5 quando eu era muito produtivo, e os meus filhos estavam ao redor de mim;
6 quando os meus caminhos eram umedecidos com manteiga, e os montes se escoavam para mim com leite;
7 quando eu saía cedo na cidade, e um assento me era colocado nas ruas.
8 Os moços me viam e escondiam-se, e todos os homens velhos se levantavam;
9 os grandes homens paravam de falar, e colocavam o dedo em sua boca;
10 os que me ouviam me abençoavam, e a sua língua apegava-se à sua garganta.
11 Pois o ouvido ouvia, e me abençoava; o olho me via, e desviava-se.
12 Porquanto eu salvei o pobre das mãos do opressor, e ajudei o órfão que não tinha quem o ajudasse.
13 Que a bênção daquele que está prestes a perecer venha sobre mim! Sim, a boca da viúva tem me abençoado.
14 Também cobri-me de retidão e me vesti com o julgamento, como de um manto.
15 Eu era o olho do cego e o pé do coxo;
16 era, eu, o pai dos desamparados. Procurei investigar a causa que não conhecia,
17 quebrei a mandíbula do perverso. Eu tirava a presa do meio de seus dentes.
18 Então, eu dizia: A minha idade se estenderá como o tronco de uma palmeira. Viverei um longo tempo.
19 Minha raiz estendia-se pela água, e o orvalho se alojava na minha plantação;
20 minha glória se renovava em mim, e o arco prosperava em minha mão.
21 Homens me ouviam, e davam-me atenção; ficavam em silêncio atendendo ao meu conselho.
22 Vindo a minha palavra, eles não replicavam, e alegravam-se sempre que eu falava com eles.
23 Como a terra sedenta esperando a chuva, assim eles esperavam pelo meu discurso.
24 Se eu risse com eles, não o acreditariam, e a luz do meu rosto não era menosprezada.
25 Eu lhes escolhia o caminho, assentando-me como chefe, e habitava como rei no meio de guerreiros, como um que conforta aos que pranteiam.

Nenhum comentário: