INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 3

1 Depois disso, abriu Jó a sua boca e amaldiçoou o seu dia;
2 e disse:
3 Pereça o dia em que eu nasci, e aquela noite em que se falou: Eis aqui um menino!
4 Que aquela noite se converta em trevas e não a considere o Senhor, lá de cima, nem venha a luz sobre ela;
5 porém, que a escuridão e a sombra da morte se apoderem dela, que a negridão desça sobre ela.
6 Que aquele dia e aquela noite sejam amaldiçoados e que as trevas os levem; não seja contado entre os dias do ano, nem com os dias dos meses.
7 Ao contrário, que aquela noite seja de dor, e nem regozijo nem alegria desçam sobre ela;
8 e aquele que amaldiçoa ao dia também o amaldiçoe, aquele que sabe como atacar a grande baleia.
9 Sejam as estrelas daquela noite apagadas; permaneça escura, não vindo, jamais, para a luz. Que ela não veja surgir a estrela da manhã,
10 porquanto não fechou as portas do ventre de minha mãe; pois, assim, teria sido removida a tristeza dos meus olhos.
11 Por que não morri eu no ventre? Ou por que não saí do ventre e morri, imediatamente?
12 Por que me apoiaram os joelhos, e por que suguei eu os peitos?
13 Pois agora eu me teria deitado, e estaria tranquilo; teria adormecido e ficaria repousando
14 junto aos reis e conselheiros da terra, os quais se gloriavam em suas espadas;
15 ou com os governantes, cujo ouro era abundante e que enchiam as suas casas de prata.
16 Ou, ainda, deveria eu ter sido como um aborto que procede do ventre de sua mãe, como as crianças que nunca viram a luz.
17 Ali os ímpios já esgotaram a fúria de sua raiva; ali, os que tinham os seus corpos cansados repousaram,
18 e os homens da antiguidade, todos juntos, deixaram de ouvir a voz do exator.
19 O pequeno e o grande ali estão, assim como o servo que temia ao seu senhor.
20 Por que se concede a luz àqueles que estão em amargura, e vida para as almas que se acham em tristezas,
21 que desejam a morte e não a obtém, cavando atrás dela como se fosse a procura de tesouros,
22 e ficariam muito felizes se a encontrassem?
23 A morte é um descanso para tal homem, porquanto Deus o tem cercado ao redor.
24 Todavia, meu gemido vem em lugar da minha comida, e eu choro estando rodeado de terror.
25 Porque o terror no qual eu apenas pensava veio sobre mim, e o que temia me sobreveio.
26 Não estava eu em paz, nem tranquilo, e não tinha descanso; entretanto, a ira veio sobre mim.

Um comentário:

Unknown disse...

A única versão das que eu conheço que indicam que os amigos de Jó eram reis é a Septuaginta (Jó 2.11). Desta forma, os versículos 14-15 do terceiro capítulo ganham mais sentido, como se Jó estivesse com a intenção de fazer seus três amigos refletirem sobre sua posição.

Sobre o versículo 12 do capítulo 3, acredito serem os joelhos citados como das parteiras, pois naquele tempo as crianças nasciam sobre os joelhos das que as recebiam (Gênesis 30.3 e Isaías 66.12).

Um abraço!
Júnior Feitosa