INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 30

1 Porém, agora, o mais jovem deles tem rido de mim, desprezando-me; agora é a vez de eles me reprovarem, aqueles cujos pais eu teria aviltado; aos quais eu não teria considerado dignos de estarem com os meus cães pastores.
2 Sim, pois eu possuía a força de suas mãos. Para eles, perdera-se a completude da vida.
3 São eles como alguém que não tem filhos, vivendo na miséria e faminto; como os que fugiram, depois de longo tempo, do sofrimento e da miséria da seca;
4 como aqueles que percorrem os lugares salobres na praia rumorosa, os quais tem ervas salgadas para a sua alimentação, e que são desonrosos e sem reputação, com falta de tudo o que é bom, comendo raízes de árvores por causa da grande fome.
5 Ladrões se levantaram contra mim,
6 cujas casas estavam nas cavernas das rochas, e que viviam sob as moitas silvestres.
7 Gritam eles entre os arbustos sussurrantes.
8 São, todos eles, filhos de tolos e de homens vis, cujo nome e glória estão extintos da face da terra.
9 Porém agora eu sou a sua música, e eles me têm por um provérbio;
10 mantém-se indiferentes e me abominam, e não se poupam de cuspir na minha cara.
11 Pois ele abriu a sua aljava e me humilhou. Por causa disto abandonaram qualquer restrição na minha presença.
12 Levantaram-se contra mim com a mão direita de sua prole. Estenderam os seus pés e para mim dirigiram os seus caminhos de destruição.
13 Minhas veredas estão em ruínas, pois roubaram até mesmo as minhas vestes. Ele atirou em mim com as suas armas,
14 declarou-se contra mim, como quis. Estou cercado de tormentos,
15 minhas dores retornam sobre mim; minha esperança foi-se como o vento, e a segurança que eu tinha como uma nuvem.
16 Agora a minha vida, dentro de mim, será derramada, e dias de angústia apoderar-se-ão de mim.
17 À noite os meus ossos se confundem, e os meus nervos são afrouxados.
18 Com grande força, minha doença tomou conta da minha roupa; ela me cercou como a gola da minha túnica.
19 Pois tens me considerado como argila, minha porção é de pó e cinzas.
20 Então clamei a ti, mas não me ouviste. Quanto a eles, levantam-se e me observam.
21 Eles me atacam sem piedade, pois tu me tens açoitado com uma mão forte;
22 puseste-me em dores, lançando-me para longe da segurança.
23 Todavia, eu sei que a morte me destruirá, porquanto a terra é a casa designada para todos os mortais. 
24 Ó, que eu pudesse ajudar a mim mesmo, ou, pelo menos, pedir à outrem, e ele o fizesse por mim!
25 No entanto eu chorava por cada homem indefeso, gemia quando via alguém em perigo. 
26 Apesar disso, quando eu esperava coisas boas, eis que dias de pobreza vieram sobre mim.
27 As minhas entranhas ferviam, e não cessavam; os dias de pobreza me cercavam.
28 Pranteei sem restrição. Fiquei de pé e clamei na assembleia.
29 Tornei-me como um irmão de monstros e companheiro de avestruzes.
30 A minha pele tem sido mui enegrecida, e os meus ossos estão queimados pelo calor.
31 Também a minha harpa foi transformada em lamento, e a minha música em pranto, para mim.

Nenhum comentário: