INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 32

1 E os seus três amigos também não mais responderam a Jó, porquanto Jó parecia justo diante deles.
2 Em seguida Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão, do país de Ausis, irou-se; e ficou ele muito zangado com Jó, porquanto este se justificava a si mesmo diante do Senhor.
3 E ele também estava muito irado com os seus três amigos, pois não foram capazes de dar respostas a Jó, apesar de o acusarem de ser um homem ímpio.
4 Entretanto, Eliú se havia refreado de dar-lhe uma resposta, pois eram mais velhos do que ele.
5 Mas viu Eliú que não havia resposta na boca daqueles três homens; e ele ficou cheio de ira.
6 Então Eliú, o buzita, filho de Baraquel, respondeu, dizendo: Sou jovem em idade, e vós sois velhos; por isso guardei silêncio, temendo declarar-vos o meu próprio conhecimento.
7 E eu disse: Não é o tempo que fala, embora pelos muitos anos os homens conheçam a sabedoria;
8 mas há um espírito nos mortais, e a inspiração do Todo-Poderoso é que ensina.
9 Os de longa duração não são sábios por causa disto, nem os de muita idade conhecem o julgamento.
10 Portanto, eis que digo: Ouvi-me, e irei declarar-vos o que sei.
11 Escutai as minhas palavras, pois falarei aos vossos ouvidos depois de haverdes esgotado o assunto com as vossas considerações,
12 e mostrarei entendimento, tanto quanto vós. Pois não houve nenhum de vós que respondesse a Jó quanto às palavras de seu argumento.
13 Pelo que, não digais: Acreditamos ter acrescentado sabedoria ao Senhor;
14 porquanto vós tendes permitido a um homem falar tais palavras.
15 (Eles ficaram temerosos, e não mais responderam; e desistiram de sua fala.)
16 Esperei (porquanto eu não tinha ainda falado), pois vós permanecestes de pé, e não respondestes.
17 Então Eliú continuou, e disse: Falarei também, mais uma vez,
18 pois estou cheio de palavras, e o espírito dentro de mim constrange-me.
19 Meu peito é como um odre de vinho doce, selado e a ponto de estourar; ou como o trabalho do fole de uma fornalha.
20 Falarei, a fim de que possa abrir os meus lábios e aliviar-me.
21 Porquanto, verdadeiramente, não serei intimidado por causa do homem, nem estarei confundido diante de um mortal.
22 Pois não sei lisonjear pessoas, e se fosse o contrário até mesmo as traças me comeriam.

Nenhum comentário: