INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 10 de dezembro de 2016

Septuaginta - Jó - Capítulo 9

1 Então Jó respondeu, dizendo:
2 Sei, na verdade, que é assim. Pois como poderá um homem mortal ser justo diante de Deus?
3 Uma vez que se entrasse em juízo com ele Deus não lhe daria ouvidos, de maneira que respondesse a qualquer uma de suas milhares de acusações.
4 Ele é sábio de mente, cheio de poder, e grandioso. Quem se endureceu contra ele e permaneceu?
5 Ele é quem desgasta as montanhas, e os homens não o veem, transtornando-as em sua ira;
6 é ele quem sacode a terra debaixo do céu, desde os seus fundamentos, e os seus pilares são abalados;
7 ele dá ordens ao sol e ele não nasce, e sela as estrelas;
8 ele, sozinho, é quem estende os céus e anda sobre o mar como em terra firme;
9 ele é quem fez as Plêiades, Vésper, Arcturus e as recâmaras do sul;
10 é ele quem faz grandes e insondáveis coisas, coisas gloriosas e excelentes, inumeráveis.
11 Se ele, algum dia, fosse adiante de mim, eu não o veria; se passasse por mim, nem mesmo o saberia.
12 Se ele tirar algo, quem o tomará de volta? Ou quem poderá dizer-lhe: Que fizeste?
13 Se ele tivesse retirado a sua ira, as baleias sob o céu ter-se-iam curvado diante dele.
14 Que ele me ouvisse, então, ou julgasse a minha causa.
15 No entanto, ainda que eu seja justo, não irá dar-me ouvidos. Portanto buscarei, insistentemente, o seu julgamento.
16 Todavia se eu chamar e ele não me der ouvidos, não poderei conhecer que ouviu a minha voz.
17 Que ele não me esmague com uma tempestade escura, porquanto me tem feito muitos hematomas sem causa.
18 Pois não me permite tomar fôlego, porém enche-me de amargura.
19 Porque, na verdade, ele é forte em poder. Quem, por conseguinte, poderá resistir ao seu julgamento?
20 Ainda que eu pareça justo a minha boca será profana; e ainda que eu me mostre inocente serei tido como perverso.
21 Apesar de que pequei, não o soube em minha alma; contudo, a minha vida me é tirada.
22 Pelo que, eu disse: A ira mata também o grande e poderoso homem.
23 O inútil morre, porém os justos são motivo de zombaria.
24 Pois eles são entregues nas mãos do homem injusto, e ele cobre o rosto dos juízes da terra. Mas se não for ele, quem será?
25 Porém a minha vida é mais veloz do que um correio; meus dias têm fugido, e nada conheceram.
26 Permanece um rastro do caminho deixado pelos navios? ou o da águia que voa atrás de sua presa?
27 Portanto, se eu tivesse algo a dizer esquecer-me-ia de falar, curvaria meu rosto e começaria a gemer.
28 Há tremor em todos os meus membros, pois sei que não me terás por inocente.
29 Entretanto, se sou ímpio, por que não morri?
30 Se eu me tivesse lavado com a neve, e purificado para estar de mãos limpas,
31 ter-me-ias completamente mergulhado na sujeira, e a minha roupa me aborreceria.
32 Pois não és homem como eu, com quem eu poderia contender a fim de que pudéssemos ir juntos a juízo.
33 Então estaria presente o nosso mediador, e um acusador, e aquele que deveria ouvir a causa da contenda entre ambos.
34 Que ele retirasse de mim a sua vara, e não me amedrontasse o seu terror!
35 Desse modo eu não teria medo, e falaria. Porquanto não estou, agora, consciente de culpa.

Nenhum comentário: