INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Septuaginta - Jó - Capítulo 38

1 Depois de Eliú haver cessado de falar, o Senhor respondeu a Jó através de um redemoinho e das nuvens, dizendo:
2 Quem é este que de mim oculta o conselho, e ajunta palavras em seu coração, acreditando escondê-las de mim?
3 Cinge os teus lombos como homem. Interrogar-te-ei, e tu me responderás.
4 Onde estavas tu, quando eu fundei a terra? Diz-me agora, se tens conhecimento.
5 Quem estabeleceu as suas medidas, se o sabes? Ou quem estendeu um cordel sobre ela?
6 Sobre o que estão presas as suas conexões, e quem é aquele que lançou-lhe a pedra angular?
7 Quando as estrelas foram feitas todos os meus anjos louvaram-me com grande voz.
8 Eu encerrei o mar em suas portas quando ele escorreu para fora, saindo do ventre de sua mãe,
9 e fiz de uma nuvem a sua roupa, envolvendo-o em névoa;
10 estabeleci limites para ele, cercando-o com barras e portões.
11 Pois eu lhe disse: Até aqui virás, e não irás mais além. Entretanto, as tuas ondas serão confinadas dentro de ti.
12 Ordenei eu a luz da alva em teu próprio tempo, ou a estrela da manhã a conhecer  o seu lugar designado,
13 apoderando-se das extremidades da terra com o fim de expulsar dela os ímpios?
14 Ou tomaste tu barro do solo e formaste uma criatura viva, estabelecendo-a com o poder da palavra, sobre a terra?
15 Removeste tu a luz do ímpio, e esmagaste o braço do orgulhoso?
16 ou tens ido à fonte do mar e andado nas trilhas do abismo?
17 Abrem-se para ti, temerosas, as portas da morte, e estremecem os porteiros do Inferno quando te veem?
18 Tens sido informado da amplitude de toda a terra debaixo do céu? Diz-me agora, qual é a sua extensão?
19 Em que tipo de país a luz habita? E de que tipo é o lugar das trevas?
20 Se pudesses conduzir-me aos seus limites extremos, e se, ainda, conhecesses os seus caminhos,
21 eu saberia que houveras nascido naquela época, e o número dos teus anos seria grande.
22 Todavia, tens ido tu aos depósitos da neve? Viste os tesouros da saraiva?
23 Tens tu uma provisão deles a fim de os usares contra o tempo dos teus inimigos, para o dia de guerras e batalhas?
24 De onde procede a geada? Ou de onde é o vento sul disperso por todo o mundo sob o céu?
25 Quem preparou um curso para a chuva violenta, e um caminho para os trovões,
26 a fim de fazer chover sobre uma terra onde não habita homem algum, o deserto, onde não há um só homem para alimentar a terra não palmilhada e desabitada,
27 fazendo com que ela produza uma colheita de ervas verdes?
28 Quem é o pai da chuva? Quem gerou as gotas do orvalho?
29 De qual ventre vem o gelo, e quem produziu a geada do céu
30 que desce como água corrente? Quem tem aterrorizado a face dos ímpios?
31 Tens tu estendido o conjunto das Plêiades, ou aberto a barreira do Órion?
32 Irás revelar os signos do Zodíaco no seu tempo, e a estrela da noite com os seus raios? Hás de orientá-los?
33 Conheces as mudanças do céu, ou os eventos que ocorrem juntos sob ele?
34 Chamarás uma nuvem com a tua voz, e obedecer-te-á com um desabar violento de muita chuva?
35 Enviarás relâmpagos, e eles haverão de ir? Perguntar-te-ão eles: Qual é a tua vontade?
36 Quem deu às mulheres habilidade na tecelagem, ou o conhecimento de bordados?
37 Quem é aquele que enumera as nuvens com sabedoria e faz inclinar-se o céu para a terra?
38 Pois está ela espalhada como terra poeirenta, todavia eu a cimentei como pedras talhadas, uma sobre a outra.
39 Irás tu caçar uma presa para os leões? Satisfarás os desejos das serpentes?
40 Porquanto eles temem em suas tocas, e, de emboscada, ficam à espreita na floresta.
41 E quem preparou o alimento para o corvo? Pois os seus filhotes andam vagueando e clamando ao Senhor, em busca de alimento.

Nenhum comentário: