INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Septuaginta - Jó - Capítulo 42

1 Então Jó respondeu ao Senhor:
2 Eu sei que tu podes todas as coisas, e nada é impossível para ti.
3 Pois quem é aquele que de ti encobre o conselho, que guarda as suas palavras, pensando escondê-las de ti? Quem poderá dizer-me o que eu não sabia, coisas grandes e maravilhosas que não entendia?
4 Todavia, ouve-me, ó Senhor, para que também eu possa falar; pedir-te-ei, e tu me ensinarás.
5 Eu tinha, antigamente, ouvido um relato a teu respeito com os meus ouvidos, porém agora os meus olhos viram-te.
6 Pelo que considerei-me vil, e desfaleci; e estimo-me pó e cinza.
7 E sucedeu, depois que o Senhor tinha falado todas essas palavras a Jó, que o Senhor disse a Elifaz, o temanita: Tens pecado, e também os teus dois amigos, porquanto não disseste nada verdadeiro a meu respeito, como o meu servo Jó.
8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó. Irá ele oferecer um holocausto por vós. O meu servo Jó orará por vós, pois tão somente a ele ouvirei. Por sua causa eu vos teria destruído, porquanto não tendes falado a verdade a respeito do meu servo Jó.
9 Então foram Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara. E ele perdoou os seus pecados, por causa de Jó.
10 E o Senhor fez prosperar a Jó. Quando ele orou por seus amigos, ele também perdoou-lhes os pecados. E o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
11 Todos os seus irmãos e as suas irmãs ouviram a respeito de tudo o que lhe tinha acontecido, e vieram ter com ele; e assim fizeram todos os que o haviam conhecido desde o início. Comeram e beberam junto dele, consolando-o, e espantaram-se de tudo o que o Senhor tinha trazido sobre ele. Cada um deles lhe deu um cordeiro e o peso de quatro dracmas de ouro não selado.
12 O Senhor abençoou ao último estado de Jó mais do que ao primeiro, e seu gado veio a ser de catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas das pastagens.
13 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
14 Ele chamou à primeira Jemima, à segunda Quezia, e à terceira Quéren-Hapuque.
15 Não foram encontradas, em comparação com as filhas de Jó, mulheres mais lindas do que elas, em todo o mundo; e o seu pai lhes deu herança entre os seus irmãos.
16 Viveu Jó, depois de sua aflição, mais cento e setenta anos; e todos os anos que viveu foram duzentos e quarenta. Jó viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração.
17 Jó morreu, velho e farto de dias; e está escrito que ele irá erguer-se novamente, junto com aqueles a quem o Senhor levantará. 
17a Este homem é descrito no livro siríaco como tendo vivido na terra de Uz, nas fronteiras de Edom e da Arábia; e o seu nome, antes, era Jobabe. 
17b Havendo tomado uma mulher árabe ele gerou um filho, cujo nome era Hinom. Era, ele, filho de Zerá, um dos filhos de Esaú, e a sua mãe chamava-se Bozra, de modo que ele foi o quinto a contar de Abraão. 
17c E estes foram os reis que reinaram na terra de Edom, país sobre o qual ele também governou: primeiro, Balaque, filho de Beor, e o nome da sua cidade era Dinaba; depois de Balaque, Jobabe, o qual é chamado de Jó; depois dele Hasom, que foi governador do país de Temã; depois dele Hadade, filho de Berade, que destruiu a Midiã na planície de Moabe; e o nome da sua cidade era Gedaim. 
17d Os seus amigos, que vieram ter com ele, foram: Elifaz, dos filhos de Esaú, o rei dos temanitas, Bildade, soberano dos suítas, e Zofar, rei dos naamatitas.

Nenhum comentário: