INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Septuaginta - Provérbios - Capítulo 1

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, que reinou em Israel.
2 Para conhecer a sabedoria e a instrução, e discernir as palavras de inteligência;
3 para assimilar, também, ditos difíceis; para entender a verdadeira justiça, e como julgar;
4 para que ele possa dar ao simples a sutileza, e, ao jovem, discernimento e compreensão.
5 Porquanto, pelo seu ouvir um homem sábio tornar-se-á mais sábio, e o homem de entendimento ganhará uma direção,
6 podendo discernir uma parábola ou um discurso obscuro, assim como o ditado dos sábios e os enigmas.
7 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e há uma boa compreensão para todos que o praticam, e a piedade diante de Deus é o princípio do discernimento. Os ímpios, entretanto, irão considerar como nada a sabedoria e a instrução.
8 Ouve, meu filho, a instrução de teu pai, e não rejeites os ensinamentos de tua mãe.
9 Pois receberás para a tua cabeça uma coroa de graças, e uma corrente de ouro estará ao redor do teu pescoço.
10 Filho meu, não deixes que homens ímpios conduzam-te ao erro, nem consintas com eles.
11 Se te exortarem, dizendo: Vem conosco, participar dos crimes de sangue; escondamos, injustamente, o homem justo na terra.
12 Traguemo-lo vivo, como o próprio Inferno o faria, e removamos da terra o seu memorial.
13 Vamos apossar-nos de sua propriedade valiosa, enchendo as nossas casas de despojos!
14 Tu, pois, lança a tua sorte conosco; pois iremos ter, todos, uma bolsa comum e um só bolso.
15 Não entres no caminho com eles, porém desvia o teu pé das suas veredas.
16, 17 Porque não são, sem causa, estendidas as redes para as aves.
18 Porquanto os que estão concentrados em assassinatos ajuntam males para si mesmos, e a derrubada dos transgressores é deveras ruim.
19 Estes são os caminhos de todos os que praticam coisas erradas, pois pela impiedade destroem a sua própria vida.
20 A sabedoria canta em voz alta nas vielas, e nas praças ela fala com ousadia.
21 Faz uma proclamação do alto dos muros, e assenta-se pelas portas dos príncipes. Nas entradas da cidade ela diz, corajosamente:
22 Enquanto os simples se apegarem à justiça eles não serão confundidos; os tolos, entretanto, amantes da altivez, tornando-se ímpios tem odiado o conhecimento, ficando sujeitos a repreensões.
23 Eis que eu farei vir a vós o pronunciamento de meu espírito, e ensinar-vos-ei com o meu discurso.
24 Uma vez que clamei e não ouvistes; falei longamente, mas não prestastes atenção;
25 considerastes de nenhuma valia os meus conselhos e ignorastes as minhas repreensões;
26 portanto, também eu me rirei da vossa destruição, e alegrar-me-ei quando a ruína vier sobre vós;
27 sim, quando o desânimo se abater, de repente, sobre vós, e a vossa derrubada chegar como uma tempestade; quando a tribulação e a angústia se derramarem sobre vós, e quando sobre vós vier a ruína.
28 Porque será que quando me invocarem não irei dar-vos ouvidos. Homens ímpios me buscarão, porém não me acharão.
29 Pois odiaram a sabedoria, e não escolheram a palavra do Senhor;
30 nem iriam eles atender aos meus conselhos. Entretanto, ridicularizaram as minhas reprovações.
31 Portanto comerão os frutos de seu próprio caminho, e serão preenchidos com a sua impiedade;
32 porque fizeram injustiça ao simples serão mortos. Uma inquisição deverá arruinar ao ímpio,
33 mas o que a mim obedecer habitará em confiança e descansará com segurança, livre de todo o mal.

Nenhum comentário: