INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Septuaginta - Provérbios - Capítulo 5

1 Filho meu, atenta para a minha sabedoria, e aplica o teu ouvido às minhas palavras,
2 para que possas guardar o bom entendimento, e o justo juízo de meus lábios te dê a instrução.
3 Não atentes à mulher ociosa. Porquanto o mel pinga dos lábios da prostituta, o qual, por um tempo, agrada ao teu paladar;
4 porém depois tu o acharás mais amargo do o que fel, e mais afiado do que uma espada de dois gumes.
5 Os pés da loucura conduzem aqueles que lidam com ela para a sepultura, com a morte, e os seus passos não são firmes;
6 pois ela não anda nas veredas da vida. São, porém, os seus caminhos escorregadios e não facilmente reconhecidos.
7 Agora, pois, filho meu, ouve-me e não deixes que as minhas palavras caiam no vazio.
8 Remove o teu caminho para longe dela, e não te aproximes das portas de sua casa,
9 para que não dês a tua vida a outros, e os teus bens para o impiedoso;
10 para que os estranhos não se saciem com a tua força, e vá o fruto do teu trabalho para as suas casas,
11 e te arrependas, por fim, quando a carne do teu corpo for consumida;
12 e dirás: Como detestei a instrução, e o meu coração evitou reprovações!
13 Não ouvi a voz daquele que me instruía e ensinava, nem inclinei para ela os meus ouvidos;
14 encontrava-me quase que em todo o mal no meio da congregação e da assembleia.
15 Bebe a água dos teus próprios vasos e dos poços que te pertencem.
16 Não deixes que as águas da tua fonte fluam para longe de ti; todavia, que as tuas águas se escoem nas tuas próprias ruas.
17 Sejam para ti só, e que nenhum estranho delas participe contigo.
18 Que a tua fonte de águas seja realmente tua, e regozija-te com a mulher da tua mocidade.
19 Que a tua amorosa corça e graciosa gazela seja uma companhia para ti; seja ela, verdadeiramente, tua e esteja contigo em todos os momentos. Pois com a abundância do seu amor serás engrandecido.
20 Não tenhas intimidades com a mulher estranha, nem te aconchegues nos braços de uma mulher que não a tua.
21 Porque os caminhos do homem estão perante os olhos de Deus, e ele perscruta todas as suas veredas.
22 As iniquidades seduzem o homem, e cada um é preso nos grilhões de seus próprios pecados.
23 Tal homem morre com os que não tem instrução, e é lançado para fora da abundância de sua própria substância, perecendo por causa da loucura.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite ! pode me dizer como posso achar a bíblia em português de bíblia Wycliffe 1382 ???
Obrigado Sandra