INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Septuaginta - Provérbios - Capítulo 8

1 Proclama a sabedoria, a fim de que possa seguir-te o entendimento.
2 Pois ela se encontra em altos cumes, coloca-se no meio dos caminhos,
3 assenta-se pelas portas dos príncipes e canta nas entradas, dizendo:
4 A vós, ó homens, exorto; profiro a minha voz para os filhos dos homens.
5 Ó simples, entendei a sutileza; e vós que sois ignorantes absorvei o conhecimento.
6 Ouvi-me, porque falarei verdades solenes; meus lábios produzirão cousas retas.
7 Porque a minha garganta meditará na verdade, e falsos lábios são uma abominação diante de mim.
8 Todas as palavras da minha boca assentam-se na justiça, não há nelas nada de errado ou perverso.
9 São, todas elas, evidentes para aqueles que compreendem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Recebe a instrução, e não a prata; e o conhecimento antes do que o ouro provado.
11 Porque melhor é a sabedoria do que as pedras preciosas, e nenhuma substância valiosa o é tanto quanto ela.
12 Eu, a sabedoria, tenho habitado com o conselho e com o conhecimento, e conclamado a compreensão.
13 O temor do Senhor odeia a injustiça, a insolência, o orgulho e os caminhos dos homens ímpios; eu abomino os caminhos perversos dos homens malignos.
14 Conselho e segurança me pertencem; a prudência é minha, e também a força;
15 por mim reinam os reis, e os príncipes decretam justiça;
16 por mim nobres tornam-se grandes, e monarcas, por mim, reinam sobre a terra.
17 Eu amo aqueles que me amam, e os que me buscam achar-me-ão.
18 Riqueza e glória me pertencem; sim, bens abundantes e justiça.
19 É melhor ter o meu fruto do que ouro e pedras preciosas; o meu produto é melhor do que a prata escolhida.
20 Eu ando nos caminhos da justiça, e estou familiarizada com as veredas do juízo,
21 para repartir bens àqueles que me amam e encher os seus tesouros com o que é valioso. 
21a Se vos declaro as coisas que acontecem neste dia, lembrar-me-ei, também, a fim de contar-vos as coisas antigas.
22 O Senhor fez-me o princípio de seus caminhos, para as suas obras.
23 Ele me estabeleceu antes do tempo, no início, quando ainda não tinha feito a terra,
24 antes mesmo que fizesse a profundeza, e antes de brotarem as fontes de água.
25 Antes que as montanhas fossem firmadas, e antes de todos os montes, ele me gerou.
26 O Senhor fez países e caminhos desolados, e as partes desabitadas mais altas do mundo.
27 Quando ele preparava os céus eu estava presente, e também quando dispôs o seu trono sobre os ventos,
28 quando firmava as nuvens, acima, e quando fixava as fontes da terra.
29 Quando fortaleceu os fundamentos da terra,
30 lá estava eu ao seu lado, adequando-me a ele; eu era aquela em que teve prazer, e dia após dia alegrei-me em sua presença, continuamente.
31 Regozijou-se ele quando havia terminado o mundo, e alegrou-se entre os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filho meu, ouve-me. Bem-aventurado o homem que me escutar, o mortal que guardar os meus caminhos,
33 34 velando, a cada dia, às minhas portas, e esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque as minhas saídas são as saídas da vida, e nelas é preparado o favor do Senhor.
36 Entretanto aqueles que pecam contra mim pervertem as suas próprias almas, e os que me odeiam amam a morte.

Nenhum comentário: