INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Cântico dos Cânticos - Capítulo 5

1 Venha o meu esposo ao seu jardim, e coma do fruto de suas bagas escolhidas. Já vim ao meu jardim, minha irmã, minha esposa; já recolhi a minha mirra com as minhas especiarias; comi o meu pão com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite. Comei, ó amigos, e bebei. Sim, irmãos, bebei abundantemente.
2 Eu durmo, porém o meu coração está desperto; a voz do meu esposo ouve-se à porta, dizendo: Abre, abre para mim, minha companheira, minha irmã, minha pomba, perfeita minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho e os cachos de meus cabelos das gotas da noite.
3 Já despi a minha túnica. Por que a colocaria de novo? Já lavei os meus pés, como iria sujá-los?
4 O meu esposo estendeu a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas moveram-se por ele.
5 Levantei-me para abrir ao meu esposo. Minhas mãos destilavam mirra, mirra preciosa escorria dos meus dedos sobre as aldravas da fechadura.
6 Abri ao meu esposo, e o meu esposo já tinha ido embora. A minha alma ficou sem voz. Procurei-o, mas não o encontrei; chamei por ele, porém não me respondeu.
7 Os vigias que fazem as suas rondas pela cidade encontraram-me, bateram-me e me feriram; os guardas dos muros tiraram-me o manto.
8 Tenho vos conjurado, ó filhas de Jerusalém, pelas potências e pelas virtudes do campo! Se encontrardes o meu companheiro, o que lhe direis? Que eu estou ferida de amor.
9 Que é o teu esposo mais do que outro esposo, ó formosa entre as mulheres? O que é o teu esposo mais do que outro esposo, que assim nos tens conjurado?
10 O meu esposo é alvo e rosado, escolhido entre miríades.
11 Sua cabeça é como o ouro finíssimo; os seus cabelos são fluidos, pretos como o corvo.
12 Seus olhos são como pombas junto às piscinas de águas, lavadas em leite, pousadas à beira das piscinas.
13 Suas faces são como taças de especiarias derramando perfumes; seus lábios lírios que gotejam mirra preciosa.
14 As suas mãos são como o ouro torneado, engastado com berilo; seu ventre é um bloco de marfim em uma pedra de safira.
15 Suas pernas são colunas de mármore assentadas em bases de ouro; sua forma é como a do Líbano, como a de cedros escolhidos.
16 Sua garganta é mui doce, e totalmente desejável. Tal é o meu esposo, e tal é o meu companheiro, ó filhas de Jerusalém!

Nenhum comentário: