INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Eclesiastes - Capítulo 1

1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei de Israel, em Jerusalém.
2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
3 Que proveito tem o homem em todo o seu trabalho que ele suporta debaixo do sol?
4 Uma geração vai e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.
5 E o sol nasce, e o sol se põe, e vai indo para o seu lugar.
6 Levantando-se o vento dirige-se para o sul, e vai indo ao redor, em direção ao norte. O vento vai e volta, e o vento retorna aos seus circuitos.
7 Todos os rios correm para o mar, contudo, o mar não se enche; para o lugar de onde os rios procedem, para ali tornam eles a correr.
8 Todas as coisas estão cheias de trabalhos; nenhum homem será capaz de falar delas. O olho não se fartará de ver, nem o ouvido encher-se-á pelo muito ouvir.
9 O que existe que já tenha sido? A mesma coisa que haverá de ser. E o que existe que já tenha sido feito? A mesma coisa que haverá de ser feita. E não há nada de novo sob o sol.
10 Quem é aquele que poderá falar e dizer: Eis que isto é novo? Pois tal coisa já foi nos séculos que se passaram antes de nós.
11 Não há memorial para as primeiras coisas, nem para as últimas coisas haverá um memorial entre aqueles que viverem por último.
12 Eu, o pregador, fui rei sobre Israel, em Jerusalém,
13 e apliquei o meu coração para buscar e analisar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu. Pois Deus deu aos filhos dos homens uma grande preocupação a fim de que fossem afligidos por ela.
14 Vi as obras que foram forjadas sob o sol, e eis que eram todas vaidade e obstinação do espírito.
15 Aquilo que é torto não se pode endireitar, e o que falta não pode ser enumerado.
16 Então falei em meu coração, dizendo: Eis que tenho prosperado, e adquiri sabedoria além de todos os que existiram antes de mim em Jerusalém; também apliquei o meu coração a entender a sabedoria e o conhecimento.
17 O meu coração estava mui cheio de sabedoria, conhecimento, parábolas e a sua compreensão. Todavia, percebi que isso, igualmente, é obstinação de espírito;
18 porque na abundância de sabedoria há abundância de conhecimento, e aquele que aumenta o conhecimento também aumentará a sua tristeza.

Nenhum comentário: