INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Eclesiastes - Capítulo 4

1 Voltei-me, e vi todas as opressões que se fazem debaixo do sol. Eis as lágrimas dos oprimidos; todavia, eles não tinham consolador, e o poder estava do lado dos que os oprimiam. Eles, entretanto, não tinham quem os consolasse.
2 Então considerei mais todos os mortos que já haviam partido do que os que ainda vivem, mais do que todos quantos estão vivos até agora.
3 Melhor do que esses é aquele que ainda não nasceu e que não viu, ainda, toda a má obra que se faz debaixo do sol.
4 E vi que toda a obra e todo o trabalho diligente não passam da inveja de um homem ao seu próximo. Também isso é vaidade e obstinação de espírito.
5 O tolo encruza as mãos e come a sua própria carne;
6 todavia, melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de problemas, com a obstinação do espírito.
7 Voltei-me, então, e vi a vaidade debaixo do sol.
8 Um existe que é sozinho, sem haver alguém com ele; sim, ele não tem filho nem irmão, contudo não há fim para todo o seu trabalho, nem os seus olhos se fartam de riquezas. Pois, nesse caso, para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isso é vaidade e um problema maligno.
9 Melhor é serem dois do que um, já que eles têm melhor recompensa do seu trabalho.
10 Porque se caírem, o outro levantará o seu companheiro. Porém, ai do que estiver só quando cair e não houver um outro, junto dele, para levantá-lo.
11 Além disso, se dois deitarem-se juntos ficarão aquecidos; entretanto, como poderá alguém aquecer-se estando sozinho?
12 Da mesma forma, se alguém prevalecer contra um deles, os dois lhe resistirão; um cordão de três dobras não se rebenta tão rapidamente.
13 Melhor é um jovem pobre e sábio do que um rei velho e insensato que não consegue mais prestar atenção em nada,
14 porquanto sairá da casa dos presos para reinar, uma vez que aquele que antes reinava empobreceu-se.
15 Vi todos os viventes que andavam debaixo do sol, tendo ao seu lado os jovens que se levantarão em seu lugar.
16 Não há um fim de todas as pessoas, de todos os que haviam antes deles; e o seu sucessor não se alegrará nele, porquanto também isso é vaidade e obstinação de espírito.

Nenhum comentário: