INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Eclesiastes - Capítulo 8

1 Quem conhece o sábio? e quem tem a interpretação de um provérbio? A sabedoria do homem iluminará o seu semblante, todavia, um homem de rosto desavergonhado será odiado.
2 Observa o mandamento do rei, por causa da palavra do teu juramento feito a Deus;
3 não te apresses em sair da sua presença, e não te obstines no mal, pois ele fará tudo o que quiser,
4 como um rei que detém o poder. E quem lhe dirá: Que fazes?
5 O que guarda o mandamento não experimentará o mal, e o coração dos sábios reconhece o tempo do juízo.
6 Pois para tudo há tempo e juízo. Para o homem, o seu conhecimento lhe parece grande.
7 Contudo, não há quem saiba o que há de suceder. Pois quem lhe dirá o que há de ser?
8 Não há homem que tenha domínio sobre o espírito para retê-lo, nem há poder algum sobre o dia da morte; não há como fugir no dia da batalha, nem a impiedade salvará o seu devoto.
9 Desta forma vi eu tudo isso, e apliquei o meu coração à toda a obra que se faz debaixo do sol, e à todas as coisas nas quais o homem tem poder sobre o homem para afligi-lo.
10 Vi os ímpios sendo levados aos sepulcros, fora do santuário. Eles partiram e foram louvados na cidade, porquanto algo fizeram. Isso também é vaidade.
11 Uma vez que não há quem contradiga, instantaneamente, aos que praticam o mal, por este motivo o coração dos filhos dos homens está totalmente determinado para fazê-lo.
12 O pecador também tem cometido o mal há tempos, e desde antigamente; no entanto, sei que o bem estará com os que temem a Deus, a fim de que todos temam diante dele.
13 Todavia não permanecerá o bem com os ímpios, e não prolongarão os seus dias, que são como uma sombra; porquanto não tem temor diante de Deus.
14 Há uma vaidade que se produz sobre a terra: pessoas justas a quem sucede de acordo com o proceder dos ímpios, e homens ímpios aos quais sucedesse de acordo com o proceder dos justos. Portanto, eu disse: Também isso é vaidade.
15 Então louvei a alegria, porque não há bem algum para o homem debaixo do sol senão comer, beber e alegrar-se; isto o acompanhará no seu trabalho por todos os dias da sua vida, a qual Deus lhe deu sob o sol.
16 Portanto, dispus o meu coração a fim de conhecer a sabedoria, e para observar a angústia que se alastrou sobre a terra; porque nem de dia nem de noite tem o homem sono em seus olhos.
17 E vi todas as obras de Deus, realizadas para que o homem não possa descobrir aquilo que se faz sob o sol. Tudo o que um homem se esforçar para buscar, por mais que labute para achá-lo, não o irá encontrar. Sim, por mais que o sábio afirme conhecê-lo não será capaz de o encontrar. Porquanto tenho aplicado a tudo isso o meu coração, e tudo isso ele viu.

Nenhum comentário: