INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Eclesiastes - Capítulo 9

1 Vi que os justos, os sábios e as suas obras estão nas mãos de Deus. Sim, não há homem que reconheça se é amor ou ódio, embora estejam diante da sua face.
2 A vaidade atinge a todos. O mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau. Tanto ao puro como ao impuro; ao que sacrifica como àquele que não sacrifica. Como é com o bom, assim é com o pecador; como é com o blasfemador, assim é com aquele que teme o juramento.
3 Há este mal em tudo quanto se faz debaixo do sol: que o mesmo acontece para todos. Sim, o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e a loucura aloja-se nele durante a sua vida. Depois, eles se vão aos mortos.
4 Quem é aquele que está em comunhão com todos os seres vivos? Há esperança para ele, pois um cão vivo é melhor do que um leão morto.
5 Porque os vivos conhecem que haverão de morrer, mas os mortos não sabem nada, e não há mais nenhuma recompensa para eles; porquanto a sua memória foi perdida.
6 Também o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram; sim, não há mais, para sempre, nenhuma porção que lhes caiba em tudo o que se faz debaixo do sol.
7 Vai, come o teu pão com alegria e bebe o teu vinho com um coração feliz, pois Deus tem, agora, aceito favoravelmente as tuas obras.
8 Que as tuas vestes sejam sempre alvas, e não permitas que o óleo esteja faltando sobre a tua cabeça.
9 Olha para a vida junto da mulher que amas, por todos os dias da tua vida de vaidade, os quais te são dados debaixo do sol; porque esta é a tua porção desta tua vida e do teu trabalho no qual te afadigas sob o sol.
10 Tudo quanto a tua mão achar para fazer faze-o com todas as tuas forças, pois não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria no Hades, para onde vais.
11 Voltei-me, então, e vi, debaixo do sol, que a corrida não é dos ligeiros nem a batalha dos fortes, assim como não é o pão para o sábio, a riqueza para os homens de entendimento ou o favor para os de conhecimento; pois o tempo e a oportunidade sucederão a todos eles.
12 Porquanto, certamente, o homem também não conhece o seu tempo. Como peixes que se apanham com uma rede maligna, e como pássaros que são presos numa armadilha, assim os filhos dos homens são enlaçados pelo tempo mau quando este se abate, de repente, sobre eles.
13 Isto também vi ser um exemplo de sabedoria debaixo do sol, o qual é grande diante de mim:
14 suponhamos que houvesse uma pequena cidade, com poucos homens na mesma, e que viesse contra ela um poderoso rei, cercando-a e construindo grandes baluartes ao seu redor;
15 e que devesse encontrar-se nela um homem sábio e pobre, o qual salvaria a cidade com a ajuda de sua sabedoria. Contudo, depois ninguém se lembraria mais daquele pobre homem.
16 Então eu disse: Melhor é a sabedoria do que o poder, ainda que a sabedoria do homem pobre é desprezada e as suas palavras não são escutadas.
17 As palavras dos sábios são ouvidas na quietude mais do que os gritos dos que governam na loucura.
18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra; contudo, um só pecador irá trazer destruição a muitos bens.

Nenhum comentário: