INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 14

1 O Senhor se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel. Assentar-se-ão sobre a sua terra, e o estrangeiro lhes será acrescentado; sim, acrescentado à casa de Jacó.
2 As nações irão tomá-los, trazendo-os para o seu lugar. Herdá-las-ão, e elas se multiplicarão sobre a terra como servos e servas; os que os levaram prisioneiros tornar-se-ão cativos para eles, e aqueles que os dominavam ficarão sob o seu domínio.
3 Virá a suceder, naquele dia, que o Senhor dar-te-á descanso do teu sofrimento e aflição, e da tua dura servidão na qual os servistes.
4 Então levantarás esta lamentação contra o rei de Babilônia: Como cessou aquele que extorquia, como cessou o tirano!
5 O Senhor quebrou o jugo dos pecadores, o jugo dos príncipes.
6 Tendo ferido uma nação em sua ira com uma ferida incurável, tendo ferido uma nação com uma praga irosa, a qual não os poupou, então ele descansou na quietude.
7 Toda a terra grita bem alto, com alegria.
8 Também as árvores do Líbano se alegram contra ti, os cedros do Líbano, dizendo: Desde o momento em que foste derrubado ninguém veio até nós para nos cortar!
9 O Inferno, desde o profundo, turba-se para encontrar-te; todos os grandes que têm governado na terra levantam-se juntos contra ti, aqueles que removeram dos seus tronos os reis das nações.
10 Falarão todos eles contigo, dizendo: Tu também tens sido tomado como nós, e tens sido contado entre nós!
11 Tua glória desceu ao Inferno com o teu grande regozijo. Debaixo de ti se estenderá a corrupção, e os vermes serão a tua cobertura.
12 Como tem Lúcifer, que subiu pela manhã, caído do céu! Ele que enviou ordens para todas as nações é esmagado por terra.
13 Contudo, tu dizias no teu coração: Subirei ao céu, porei o meu trono acima das estrelas do firmamento; sentar-me-ei em um elevado monte, sobre as altas montanhas, para os lados do norte;
14 erguer-me-ei acima das nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.
15 No entanto, agora, descerás ao Inferno, para os fundamentos da terra.
16 Os que te virem espantar-se-ão de ti, dizendo: Este é o homem que agitava a terra e fazia tremerem os reis,
17 que fez o mundo todo assolado e destruiu as suas cidades? Pois ele não libertava aqueles que estavam em cativeiro.
18 Todos os reis das nações descansam em honra, cada um na sua casa.
19 Tu, porém, serás lançado fora, nas montanhas, como uma carcaça nojenta, com os muitos mortos que foram perfurados por espadas, descendo à sepultura.
20 Assim como uma peça de vestuário contaminada de sangue não deverá ser considerada pura, assim, igualmente, não serás puro, porquanto destruíste a minha terra e mataste o meu povo. Não durarás para sempre, tu, semente do mal.
21 Prepara os teus filhos para serem mortos pelos pecados de seu pai, a fim de que não se levantem e herdem a terra, enchendo-a com guerras.
22 Levantar-me-ei contra eles, diz o Senhor dos Exércitos, e destruirei o seu nome, tanto os que restarem como a sua semente. Assim diz o Senhor.
23 Farei da região de Babilônia um deserto, de modo que os ouriços habitem lá, e ela virá a ser nada; torná-la-ei um poço de argila, destinada à destruição.
24 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Como eu já disse, assim será; conforme determinei, assim a questão deverá se estabelecer,
25 a fim de destruir os assírios sobre a minha terra e nas minhas montanhas; pois eles serão para pisoteio. Seu jugo será tirado deles, e a sua glória removida de seus ombros.
26 Este é o propósito que o Senhor tem determinado sobre toda a terra, e esta a mão que está levantada contra todas as nações.
27 Pois o que o Santo Deus propôs quem poderá frustrar? e quem fará voltar a sua mão erguida?
28 Veio esta palavra no ano em que morreu o rei Acaz:
29 Não vos regozijeis, todos vós, filisteus, por estar quebrado o jugo daquele que vos feria; pois da semente da serpente procederão jovens víboras. Os seus filhotes sairão voando como serpentes.
30 Os necessitados serão alimentados por ele, e os homens pobres descansarão em paz; todavia, ele destruirá a tua semente com a fome, e arruinará o teu remanescente.
31 Uivai, ó portas das cidades! Que as cidades sejam perturbadas e chorem, com todos os filisteus, pois fumo está vindo do norte, e não há possibilidade de sobreviver.
32 O que irão dizer disso os reis das nações? Que o Senhor fundou a Sião, e, por ele, os pobres do povo serão salvos.

Nenhum comentário: