INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 22

1 Palavra do vale de Sião. O que aconteceu-vos, que agora estais todos subindo aos telhados, que não vos podem ajudar?
2 A cidade está cheia de homens gritando. Teus mortos não foram mortos com espadas, nem são eles, os teus mortos, aqueles que morreram na batalha.
3 Todos os teus príncipes escaparam, os teus cativos estão fortemente presos e os homens poderosos que há em ti fugiram para longe.
4 Por esse motivo, eu disse: Deixai-me em paz, e chorarei amargamente. Não vos esforceis para consolar-me pela ruína da filha do meu povo.
5 Porque este é um dia de alvoroço, de destruição e de atropelamento, e há perplexidade enviada da parte do Senhor dos Exércitos. Eles vagueiam no vale de Sião, vagueiam nas montanhas, desde o menor até o maior.
6 Os elamitas tomaram as suas aljavas; homens montavam cavalos, e houve uma reunião para a batalha.
7 Pois acontecerá que os teus vales escolhidos deverão ser preenchidos com carros, e cavaleiros irão bloquear as tuas portas.
8 Eles escancararão as portas de Judá e olharão, neste dia, para as casas escolhidas da cidade,
9 e irão descobrir as câmaras secretas das casas da cidadela de Davi. Então viram que eles eram muitos, e se desviara a água da antiga piscina para a cidade;
10 e derrubaram as casas de Jerusalém a fim de fortalecer os muros da cidade.
11 Procurastes para vós mesmos água dentre os dois muros, na piscina antiga, contudo não olhastes para aquele que a fez desde o início, e não considerastes naquele que a criou.
12 O Senhor, o Senhor dos Exércitos, fez uma conclamação naquele dia, para chorar e lamentar, para a calvície e cingir o cilício.
13 Entretanto eles se engajaram em gozo e alegria, matando bezerros e ovelhas a fim de comerem carne e beberem vinho, dizendo: Vamos comer e beber, porque amanhã morreremos.
14 Essas coisas são reveladas aos ouvidos do Senhor dos exércitos; portanto este pecado não vos será perdoado, até que morrais.
15 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vai à câmara, para Sebna, o tesoureiro, e diz-lhe: Por que estás neste lugar?
16 O que tens feito, que tens aqui lavrado uma sepultura para ti mesmo, fazendo-te um sepulcro no alto e esculpindo, para ti, uma habitação na rocha?
17 Eis que o Senhor dos Exércitos lançará fora e destruirá totalmente tal homem. Tirar-te-á a túnica e a coroa gloriosa,
18 lançando-te em uma grande, imensurável terra; e ali morrerás. Ele irá envergonhar o teu formoso carro, e a casa de teu príncipe será pisada;
19 serás removido da tua mordomia e do teu lugar.
20 E sucederá, naquele dia, que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias.
21 Porei sobre ele o teu manto, e dar-lhe-ei a tua coroa junto com o teu poder; entregarei a tua mordomia em suas mãos, e ele será como um pai para os moradores de Jerusalém e para os que habitam em Judá.
22 Dar-lhe-ei a glória de Davi. Governará, e não haverá ninguém para falar contra ele. Eu lhe darei a chave da casa de Davi, a qual estará sobre o seu ombro. Ele abrirá e não haverá ninguém para fechar; fechará, e ninguém se encontrará para abrir.
23 Farei com que seja governante num lugar firme. Será ele por um trono de honra da casa de seu pai.
24 Todo aquele que é glorioso na casa de seu pai confiará nele, desde o menor até o maior. Ser-lhe-ão dependentes, naquele dia.
25 Assim diz o Senhor dos exércitos: O homem que está assente em lugar firme será removido e levado embora, e cairá. E a glória que está sobre ele irá ser totalmente destruída, porque o Senhor o disse.

Nenhum comentário: