INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 28

1 Ai da coroa de orgulho, os mercenários de Efraim, a flor que caiu da glória do topo da montanha fértil; os que sem vinho embriagam-se!
2 Eis que a ira do Senhor é forte e severa, como uma chuva de granizo onde não há abrigo, descendo violentamente. Como uma grande massa de água varrendo o solo ele preparará descanso para a terra.
3 A coroa de orgulho, os mercenários de Efraim, serão abatidos com as mãos e com os pés,
4 e a flor murcha da gloriosa esperança no topo da alta montanha será como o figo precoce. Aquele que o vê, antes de tomá-lo em sua mão terá vontade de engoli-lo.
5 Naquele dia o Senhor dos Exércitos será a coroa de esperança, a coroa entretecida de glória para o restante do povo.
6 Serão eles deixados no espírito de justiça, para o julgamento e para fortalecer os que impedem assassinatos.
7 Contudo, estes têm transgredido pelo vinho, erraram por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta estão loucos com a bebida forte e são engolidos por causa do vinho. Eles têm cambaleado em sua embriaguez; erraram, e esta é a sua visão.
8 A maldição devorará esse conselho. Pois é este o seu conselho para o propósito da cobiça.
9 Para quem anunciamos males? A quem relatamos uma mensagem? Para aqueles que foram desmamados, afastados do peito.
10 Aguarda aflição após aflição, esperança após esperança; ainda um pouco e ainda mais um pouco,
11 por causa das palavras de desprezo dos lábios, por meio de uma outra língua. Porquanto eles falarão a este povo, dizendo-lhes:
12 Este é o descanso para aquele que está faminto, e esta é a calamidade. Todavia, não quiseram ouvir.
13 Por este motivo, o oráculo de Deus deverá ser para eles aflição após aflição, esperança após esperança, ainda um pouco e ainda mais um pouco, para que vão e caiam para trás. Pois serão esmagados e estarão em perigo; e, então, serão tomados.
14 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, vós homens aflitos, e vós, príncipes deste povo que está em Jerusalém.
15 Porque dizeis: Fizemos aliança com o Inferno e um acordo com a morte; se a tempestade passar correndo não virá sobre nós, pois fizemos da falsidade a nossa esperança, e pela falsidade seremos protegidos.
16 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor mesmo: Eis que ponho nas fundações de Sião uma pedra de muito valor, pedra angular escolhida, preciosa por seus fundamentos. Aquele que nele crê não será, de modo algum, envergonhado.
17 Farei com que o juízo seja de esperança, e a minha compaixão será pelas justas medidas. Contudo, vós que em vão confiais em mentiras caireis. A tempestade não deverá, de maneira alguma, afastar-se de vós,
18 tão somente que irá desfazer o vosso pacto de morte, e a vossa confiança no Inferno de jeito algum deverá permanecer. Se a tempestade vier, precipitadamente, sobre vós, sereis abatidos por ela.
19 Sempre que ela passar vos arrastará. Manhã após manhã ela passará, durante o dia; e à noite haverá uma esperança maligna. Aprendei a ouvir,
20 vós que estai angustiados. Não podemos lutar, estamos fracos demais até mesmo para sermos por vós ajuntados.
21 O Senhor levantar-se-á, como no monte Perazim levantar-se-á, e estará no vale de Gibeom. Ele irá realizar os seus trabalhos com ira, uma obra de amargura; o seu furor lidará estranhamente, e a sua destruição será inaudita.
22 Portanto não vos alegreis nem deixeis que os vossos grilhões se façam mais fortes. Pois tenho ouvido de obras acabadas e antecipadas pelo Senhor dos Exércitos, as quais ele irá executar sobre toda a terra.
23 Escutai, ouvi a minha voz; atendei e ouvi as minhas palavras.
24 Lavrará o lavrador o dia inteiro? Ou preparará a semente de antemão, antes de cultivar o solo?
25 Mas não será que ele, quando já tem nivelado a sua superfície, então semeia o pequeno endro ou o cominho, e depois o trigo, a cevada, o painço, e também a espelta, nas suas margens?
26 Assim serás castigado pelo juízo do teu Deus, e te alegrarás.
27 Porque o endro não é limpo com o uso da força, nem uma roda de carroça passa sobre o cominho; porém o endro se trilha com uma vara, e o cominho deve ser comido com o pão.
28 Portanto não estarei irado contra vós para sempre, nem a voz de minha ira vos esmagará.
29 Entretanto estes sinais vem do Senhor dos Exércitos. Tomai conselho, exaltai o vão conforto.

Nenhum comentário: