INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 30

1 Ai dos filhos apóstatas! diz o Senhor. Vós tendes formado conselhos, mas não por mim; e alianças, porém não pelo meu Espírito, para adicionar pecados à pecados,
2 assim como aqueles que descem ao Egito sem interrogar-me, a fim de serem ajudados por Faraó e protegidos pelos egípcios.
3 Pois a proteção de Faraó vos será por uma desgraça, e haverá um opróbrio para os que confiam no Egito;
4 porquanto há príncipes em Zoã, mensageiros do mal.
5 Em vão hão de esforçar-se indo atrás de um povo que de nada lhes aproveitará, mas ser-lhes-á por vergonha e opróbrio.
6 A visão dos quadrúpedes no deserto. Em aflição e angústia, onde vivem o leão e o seu filhote, no lugar de onde vem as áspides e as jovens víboras voadoras, lá estarão aqueles que conduzem a sua riqueza sobre burros e camelos para uma nação que de nada lhes aproveitará.
7 Os egípcios irão ajudá-los, mas será isso totalmente em vão. Dizei-lhes: Este vosso consolo é inútil.
8 Agora, então, assentai-vos e escrevei estas palavras em uma placa e em um livro, pois estas coisas vos serão para muitos dias; e, ainda, para sempre.
9 Porque o povo é desobediente, crianças enganadoras que não irão ouvir a lei de Deus,
10 as quais dizem aos profetas: Não façais um relato para nós; e para os que veem visões: Não as conteis para nós. Tão somente contai e dizei-nos um novo engano,
11 desviando-nos deste caminho. Afastai de nós esta senda, e removei de nós o oráculo de Israel!
12 Por causa disto, assim diz o Santo de Israel: Visto que vos recusastes a obedecer a essas palavras e confiaste em mentiras, porquanto murmurastes e estivestes confiantes a esse respeito;
13 que este pecado seja para vós, portanto, como um muro caindo de repente, quando uma cidade forte é tomada, e da qual a queda está muito próxima.
14 A sua queda será semelhante a um vaso de barro quando é quebrado, como pequenos fragmentos de um vaso dentre os quais não irias encontrar um caco com o qual poderias apanhar fogo, ou com ele tirar um pouco de água.
15 Assim diz o Senhor, o Santo Senhor de Israel: Quando te arrependeres e clamares, então serás salvo e irás conhecer onde estavas, quando tiveste confiança em vaidades. Naquele tempo a tua força se desvaneceu. Contudo, não ouvistes.
16 Vós, porém, dizeis: Fugiremos sobre cavalos! Portanto, fugireis; e: Seremos auxiliados por condutores velozes! Portanto aqueles que vos perseguirem hão de ser velozes.
17 Mil fugirão por causa da voz de um, e muitos mais fugirão por conta da voz de cinco, até que sejais deixados como um poste em cima de um monte, e como aquele que carrega um estandarte sobre uma colina.
18 Contudo o Senhor ainda esperará para que possa apiedar-se de vós, a fim de que seja exaltado e tenha misericórdia de vós; porque o Senhor teu Deus é também juiz. Bem-aventurados os que se apoiam nele.
19 Pois o povo santo habitará em Sião, e quando Jerusalém chorar amargamente, dizendo: Tem piedade de mim! ele terá piedade de ti; quando ouvir a voz do teu clamor, dar-te-á ouvidos.
20 Ainda que o Senhor der-vos o pão da aflição e a água escassa, aqueles que te enganam não mais se aproximarão de ti; pois os teus olhos verão os que te enganam,
21 e os teus ouvidos ouvirão as palavras daqueles que vão a tua procura para conduzir-te ao erro, dizendo: Este é o caminho, andemos nele indo para a direita ou para a esquerda!
22 Contaminarás os ídolos recobertos de metal e moerás a pó os banhados em ouro; irás espalhá-los como a água da limpeza de uma mulher menstruada, lançando-os fora como esterco.
23 Então haverá chuva para a semente da tua terra, o pão do cereal dela será abundante e rico, e o teu gado alimentar-se-á, naquele dia, em um lugar fértil e espaçoso.
24 Teus touros e teus bois que lavram a terra comerão palha misturada com cevada peneirada.
25 Haverá em todo monte alto e em todo outeiro elevado águas correntes, naquele dia em que muitos perecerão, quando as torres irão desabar.
26 A luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo, quando ele curar a dor da tua ferida.
27 Eis que o nome do Senhor vem, depois de muito tempo, como ira ardente. A palavra de seus lábios é gloriosa, uma palavra cheia de furor; e o ardor de sua ira devorará como o fogo.
28 Seu assoprar, como água correndo em um vale, alcançará até o pescoço e dividir-se-á, para confundir as nações em seu erro vão. O erro deverá persegui-los e alcançá-los.
29 Não ireis regozijar-vos, sempre, indo continuamente aos meus lugares santos, como os que guardam uma festa? Devereis ir com flauta, como os que se alegram, ao monte do Senhor, o Deus de Israel?
30 Então o Senhor fará ouvir a sua voz gloriosa, e o furor de seu braço mostrar-se-á com indignação, ira e fogo devorador. Ele resplandecerá terrivelmente, e a sua ira será como uma queda violenta de chuva e granizo.
31 Pois pela voz do Senhor os assírios serão derrubados, com o golpe no qual os ferirá.
32 Isso haverá de acometê-los de todos os lados, de maneira que aqueles dos quais esperavam ajuda, nos quais confiavam, ao contrário farão guerra contra eles, com tambores e harpa.
33 Porque hás de ser chamado antes do teu tempo. Tem ele te destinado para reinar? Não preparou Deus para ti uma vala profunda, madeira empilhada, fogo e muita lenha? Pois a ira do Senhor será como uma trincheira acendida com enxofre.

Nenhum comentário: