INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 9

1 Entretanto, aquele que estiver em angústia não deverá ser angustiado somente por um tempo. Faze isto, em primeiro lugar. Faze-o rapidamente, ó terra de Zebulom, terra de Naftali e o restante que habita a costa do mar e a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
2 Ó povo que anda em trevas, vede uma grande luz! Vós que habitais na região da sombra da morte, brilhará a luz sobre vós.
3 A multidão do povo que quebrantaste no teu gozo, eles se alegrarão diante de ti como os que se alegram na ceifa, e como os que repartem os despojos.
4 Pois o jugo que foi colocado sobre eles já foi tirado, a vara que estava em seu pescoço; porque ele quebrou o bastão dos opressores, como no dia de Midiã.
5 Portanto, eles deverão dar compensação por cada peça de roupa que tiver sido adquirida com engano, por cada veste, com restituição; e estarão dispostos, ainda que devessem ser queimados com fogo.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros, o qual é chamado pelo nome de Mensageiro do Grande Conselho. Pois trarei a paz sobre os príncipes, e saúde haverá para ele.
7 Seu governo será grande, e da sua paz não haverá fim. Estará sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e apoiá-lo com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O selo do Senhor dos Exércitos o realizará.
8 O Senhor enviou morte sobre Jacó, a qual tem vindo sobre Israel.
9 Todo o povo de Efraim e os que habitam em Samaria o saberão, os que dizem no seu orgulho e no seu coração altivo:
10 Os tijolos caíram; contudo, vinde, talhemos pedras, cortemos plátanos e cedros e construamos para nós mesmos uma torre!
11 Todavia Deus esmagará os que se levantam contra ele no Monte Sião, e espalhará os seus inimigos:
12 a Síria, desde o nascente do sol, e os gregos, desde o pôr-do-sol, os quais devoram Israel à boca escancarada. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.
13 O povo, contudo, não se arrependeu até que foram derrotados, e não buscaram ao Senhor.
14 Então o Senhor tirou de Israel a cabeça e a cauda, grandes e pequenos, em um só dia.
15 O ancião e os que fazem acepção de pessoas, esta é a cabeça; o profeta ensinando coisas ilícitas é a cauda.
16 Os que pronunciam este povo abençoado os enganam; eles os enganam para que possam devorá-los.
17 Por isso o Senhor não terá prazer nos seus jovens nem se apiedará de seus órfãos ou de suas viúvas; porquanto todos eles são transgressores e ímpios, e toda a boca fala injustamente. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.
18 A iniquidade arderá como fogo, e será devorada por ele como erva seca; o fogo arderá nas florestas, e há de devorar tudo o que está ao redor das colinas.
19 Toda a terra está em chamas por causa do ardor da ira do Senhor, e o povo será como os homens que são queimados pelo fogo. Nenhum homem terá piedade de seu próprio irmão.
20 Desviar-se-á um para a direita, pois estará com fome, e comerá também à esquerda. Mas um homem não ficará de maneira nenhuma satisfeito, ainda que coma a carne de seu próprio braço.
21 Pois Manassés comerá a carne de Efraim, e Efraim a carne de Manassés. Eles sitiarão a Judá, juntos. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.

Nenhum comentário: