INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 2 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 38

1 Sucedeu, naquele tempo, que Ezequias esteve doente para morrer. E o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Dá ordens relativas à tua casa; porquanto morrerás, e não viverás.
2 Então Ezequias virou o seu rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo:
3 Lembra-te, Senhor, de como tenho andado diante de ti em verdade, com um coração fiel, e de que tenho feito o que é do teu agrado. E Ezequias chorou amargamente.
4 A palavra do Senhor veio a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias:
5 Assim diz o Senhor, o Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas. Eis que irei acrescentar ao teu tempo quinze anos.
6 Eu te livrarei e a esta cidade das mãos do rei da Assíria; e defenderei esta cidade.
7 E isto vos será por sinal do Senhor, de que Deus irá fazer tal coisa:
8 Eis que virarei ao contrário a sombra dos graus do relógio que está na casa de teu pai, no qual o sol já declinou dez graus; farei com que o sol volte esses dez graus. Desta maneira, o sol recuou os dez graus em que a sombra já tinha ido para baixo.
9 Oração de Ezequias, rei de Judá, depois de ter estado doente e haver se recuperado de sua doença:
10 Disse eu, no fim de meus dias: Hei de entrar pelas portas da sepultura, partirei com o restante de meus anos.
11 Porquanto disse: Nunca mais verei a salvação de Deus na terra dos viventes, nem a salvação de Israel sobre a terra; nunca mais verei homem algum.
12 A minha vida não se encontra mais entre a de meus familiares, porquanto parti com o restante dela. Foi-se, desviou-se de mim, como aquele que tendo armado uma tenda derruba-a novamente. Minha respiração estava comigo como a trama do tecelão, quando aquele que tece se aproxima para cortar o fio.
13 Neste mesmo dia fui entregue como a um leão, até a manhã. Então ele quebrou todos os meus ossos, pois lhe fui entregue desde o dia até a noite.
14 Como a andorinha, dessa forma gemerei, e como uma pomba assim eu me lamentava, porquanto os meus olhos já se cansavam de olhar para o alto do céu, para o Senhor que me livrou, 
15 tirando a tristeza da minha alma.
16 Sim, ó Senhor! Pois te foi contado a respeito disto, e tu renovaste o meu fôlego. Estou consolado, e viverei;
17 pois escolheste a minha alma para que não pereça, e lançaste todos os meus pecados para trás de mim.
18 Porque os que estão na sepultura não te louvarão; não te abençoarão os mortos, nem os que estão no Inferno esperarão na tua misericórdia.
19 Os vivos te abençoarão, assim como eu. Porquanto, a partir de hoje, irei gerar filhos que declararão a tua justiça,
20 ó Deus da minha salvação! Não cessarei de louvar-te com o saltério por todos os dias da minha vida, diante da casa de Deus.
21 Ora, Isaías dissera a Ezequias: Toma uma pasta de figos e esmaga-a, aplicando-a como um emplasto; e ficarás curado.
22 Também Ezequias dissera: Este é um sinal para mim de que hei de subir à casa de Deus.

Nenhum comentário: