INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 5 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 41

1 Fazei-me uma festa, ó ilhas! Pois os príncipes renovarão as suas forças. Que eles se aproximem e falem, juntos; que declarem, então, o julgamento.
2 Quem suscitou a justiça desde o oriente, convocando-a a seus pés, para que a envie? Quem a nomeará um adversário contra os gentios, desanimará os reis e enterrará as suas espadas na terra, lançando fora os seus arcos e flechas como gravetos?
3 Ele irá persegui-los. O caminho dos seus pés estender-se-á em paz.
4 Quem operou e fez essas coisas? Conclamou-as ele, desde as gerações passadas. Eu, Deus, o primeiro e eterno Eu Sou.
5 As nações o viram, e temeram; os confins da terra se aproximaram, vieram juntos,
6 cada um para julgar por seu vizinho e ajudar o seu irmão. Entretanto, alguém dirá:
7 O artífice animou-se, assim como o latoeiro que fere com o martelo e também forja. E, algumas vezes, irá ele dizer: Esta é uma peça bem encaixada, pois a fixaram com pregos. Assentá-los-ão, e não poderão ser movidos.
8 Mas tu, ó Israel, és o servo meu, Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, a quem eu amei,
9 a quem tomei desde os confins da terra, chamando-te dos seus lugares altos e dizendo-te: Tu és o meu servo; eu te escolhi e nunca te abandonei.
10 Não temas, porque eu sou contigo; não te desesperes, porque sou o teu Deus, aquele que te fortaleceu. Ajudei-te e estabeleci com a justiça da minha destra.
11 Eis que todos os teus adversários serão envergonhados e confundidos, porquanto eles serão como se não fossem. E todos os teus adversários perecerão.
12 Irás procurá-los, entretanto não encontrarás os homens que insolentemente enfureceram-se contra ti. Porque eles serão como se nunca tivessem sido, e os que fazem guerra contra ti não mais existirão.
13 Pois eu sou o teu Deus, que segura na tua mão direita e te diz:
14 Não temas, Jacó, e tu Israel, ainda que sois poucos em número. Eu tenho te ajudado, diz o teu Deus, aquele que te redime, ó Israel.
15 Eis que eu te fiz como rodas novas e cortantes de um carro. Debulharás as montanhas e baterás as colinas a pó, fazendo-as como palha.
16 Tu as padejarás e o vento as levará; uma tempestade as espalhará. Tu, porém, alegrar-te-ás com os santos de Israel.
17 Os pobres e os necessitados exultarão, pois quando forem procurar água, e, não a encontrando a sua língua ressecar-se por causa da sede, eu, o Senhor Deus, eu, o Deus de Israel, irei ouvir e não os abandonarei;
18 todavia abrirei rios nas montanhas e fontes no meio das planícies. Farei do deserto açudes de água, e de uma terra sedenta mananciais.
19 Plantarei na terra seca o cedro, a acácia, a murta, o cipreste e o álamo branco,
20 a fim de que todos vejam e saibam, para que percebam e juntamente compreendam que a mão do Senhor tem feito essas obras, e o Santo de Israel as revelou.
21 Seu julgamento se acerca, diz o Senhor Deus; seus conselheiros já se aproximaram, diz o rei de Jacó.
22 Que eles se aproximem e vos anunciem as coisas que devem acontecer. Ou que eles nos digam as coisas que eram no passado, e iremos aplicar o nosso entendimento com o fim de conhecermos as últimas e futuras coisas.
23 Dizei-nos, declarai-nos as coisas que sobrevirão nos últimos tempos, e saberemos que sois deuses. Fazei o bem ou o mal, e iremos maravilhar-nos e ver, ao mesmo tempo,
24 de onde sois e de onde provém as vossas obras. Porquanto eles vos escolheram, uma abominação da terra.
25 Eu, porém, levantei aquele que vem do norte, e o que se aproxima desde o nascente do sol. Serão eles chamados pelo meu nome. Que venham os príncipes, e como o barro do oleiro, tal como o oleiro pisa o barro, assim sereis pisados.
26 Pois quem irá declarar tudo o que há desde o início, para que possamos conhecer também as primeiras coisas e dizer que elas são verdadeiras? Não há ninguém que fale de antemão, e ninguém que ouça as suas palavras.
27 Darei a Sião o domínio, e consolarei a Jerusalém pelo caminho.
28 Pois dentre as nações eis que não havia nenhuma, e dentre os seus ídolos também não se encontrava nenhum para declarar qualquer coisa. Se eu lhes perguntasse: Donde sois? eles não me poderiam responder.
29 Porquanto são assim os seus fabricantes, tal como vedes, aqueles que vos fazem errar em vão.

Nenhum comentário: