INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 5 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 42

1 Jacó é o meu servo, eu o ajudarei; Israel é o meu escolhido, a minha alma o acolheu. Pus o meu Espírito sobre ele, e trará justiça às nações.
2 Não clamará, nem exaltará a sua voz; não será a sua voz ouvida nas ruas.
3 A cana partida ele não quebrará, e o pavio que fumega não irá apagar. Contudo, fará o julgamento ser verdadeiro.
4 Ele resplandecerá e não será desencorajado, até que estabeleça o julgamento na terra. Em seu nome os gentios confiarão.
5 Assim diz o Senhor Deus, aquele que fez o céu e o firmou, fixando a terra e as coisas que há nela; que dá a respiração as pessoas que sobre ela estão e o espírito aos que andam nela:
6 Eu, o Senhor Deus, chamei-te em justiça. Tomar-te-ei pela mão, e fortalecer-te-ei. Eis que eu te tenho dado como aliança a uma raça, e luz para os gentios,
7 a fim de abrir os olhos dos cegos, e para tirar o cativo e os que jazem em trevas das suas cadeias e da casa da servidão.
8 Eu sou o Senhor Deus, este é o meu nome. Não darei a minha glória a outrem nem o meu louvor às imagens de escultura.
9 Eis que as coisas antigas vieram a passar, e assim também sucederá com as coisas novas que vos anuncio. Sim, antes que eu as realize vos são dadas a conhecer.
10 Cantai um hino novo ao Senhor, vós que sois o seu domínio; glorificai o seu nome desde a extremidade da terra, vós que desceis ao mar para nele navegar, as ilhas e os que nelas habitam.
11 Alegrai-vos, ó deserto e as suas aldeias, os vilarejos e os moradores de Quedar. Os habitantes da rocha regozijar-se-ão e gritarão do topo das montanhas,
12 darão glória a Deus e proclamarão os seus louvores nas ilhas.
13 O Senhor Deus dos exércitos sairá e exterminará a guerra. Ele suscitará o seu zelo e gritará fortemente contra os seus inimigos.
14 Tenho estado quieto. Deverei estar para sempre em silêncio, e refrear-me? Pois tenho suportado como uma mulher que está de parto. Agora irei causar espanto e esvaziar-me, de uma vez.
15 Tornarei desoladas as montanhas e as colinas, e toda a sua relva secará; transformarei os rios em ilhas e farei com que sequem as lagoas;
16 guiarei os cegos por um caminho desconhecido para eles, levá-los-ei a trilhar sendas que não conheceram. Transformarei a escuridão em luz diante deles, e endireitarei o que é torto. Essas coisas eu irei fazer, e não os desampararei.
17 Eles, porém, tornarão atrás. Sede totalmente envergonhados, vós que confiais em imagens esculpidas, que dizeis às imagens de fundição: Sois nossos deuses.
18 Surdos, ouvi; e olhai para cima, vós, cegos, a fim de verdes.
19 Quem é cego, senão os meus servos? e surdo, senão aqueles que dominam sobre eles? Sim, os servos de Deus foram feitos cegos.
20 Tendes visto continuamente, todavia não prestastes atenção; vossos ouvidos foram abertos, contudo vós não ouvistes.
21 O Senhor Deus formou conselho, de modo que venha a ser justificado e engrandeça o seu louvor.
22 Olhei, e as pessoas haviam sido roubadas e saqueadas, pois uma armadilha estava nas câmaras interiores e em todos os lugares, e também nas casas onde os haviam escondido. Tornam-se eles em despojo, e não há ninguém que livre a presa; ninguém que diga: Restitui!
23 Quem há entre vós que dará ouvidos a estas coisas? Escutai a respeito de tudo aquilo que está acontecendo.
24 Por que entregou ele a Jacó para ser roubado, e Israel aos que o saqueiam? Não foi Deus que o fez, aquele contra quem pecaram? Porquanto não queriam andar nos seus caminhos, nem ouvir a sua lei.
25 Então ele trouxe sobre eles o ardor da sua ira e a guerra. Os que ateavam fogo ao seu redor prevaleciam contra eles; entretanto, nenhum deles o compreendeu, nem aplicou isto ao seu coração.

Nenhum comentário: