INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 6 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 43

1 E agora, assim diz o Senhor Deus que te fez, ó Jacó, aquele que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi. Chamei-te pelo teu nome, pois tu és meu.
2 Se passares pela água eu estarei contigo, e os rios não te submergirão; se passares pelo fogo não serás queimado. A chama não arderá em ti,
3 porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, que te salva. Fiz do Egito e da Etiópia o teu resgate, e tenho dado Sebá por ti,
4 pois te tornaste precioso aos meus olhos, tornaste-te glorioso, e eu te tenho amado. Darei homens por ti e príncipes pela tua vida.
5 Não temas, porque eu sou contigo. Trarei a tua descendência desde o Oriente, e ajuntar-te-ei desde o Ocidente.
6 Direi ao Norte: Traz. E ao Sul: Não retenhas. Trazei meus filhos das terras longínquas, e as minhas filhas das extremidades da terra,
7 todos os que são chamados pelo meu nome. Pois o tenho preparado para a minha glória. Eu o tenho formado, eu o fiz.
8 Eu trouxe as pessoas cegas; porquanto os seus olhos estão todos cegos, e os que têm ouvidos estão surdos.
9 Todas as nações estarão congregadas, e os príncipes delas serão ajuntados. Quem irá declarar essas coisas? Quem vos anunciará as coisas que são desde o início? Que eles apresentem as suas testemunhas, e sejam justificados; que ouçam e declarem a verdade.
10 Sede as minhas testemunhas, pois também eu sou testemunha disso, diz o Senhor Deus, e o meu servo, a quem escolhi; para que saibais e acrediteis, e entendais que Eu Sou. Antes de mim não havia outro Deus, e depois de mim também não haverá.
11 Eu sou Deus, e fora de mim não há Salvador.
12 Eu anunciei, e também salvei. Repreendi, e não havia nenhum deus estranho entre vós. Vós sois as minhas testemunhas, e eu sou o Senhor Deus,
13 desde o início, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos. Se eu fizer algo, quem irá desfazê-lo?
14 Assim diz o Senhor Deus que vos redime, o Santo de Israel: Por amor de vós enviarei inimigos à Babilônia, e conturbarei a todos os que fugirem. Os caldeus serão aprisionados em navios.
15 Eu sou o Senhor Deus, o vosso Santo, que destinei a Israel o seu rei.
16 Assim diz o Senhor, que faz um caminho no mar e uma vereda nas águas poderosas,
17 que tem trazido carros e cavalos, e uma poderosa multidão. Eles, porém, abateram-se e não mais se levantarão; estão extintos como um pavio apagado.
18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis nas antigas.
19 Eis que eu farei coisas novas, as quais irão vir à luz agora, e as conhecereis. Irei colocar um caminho no deserto e rios na terra seca.
20 Os animais do campo me abençoarão, as corujas e os filhotes de avestruzes, pois terei feito brotar a água no deserto e rios na terra seca, para dar de beber à minha raça escolhida,
21 ao meu povo, a quem tenho preservado a fim de declarar os meus louvores.
22 Não te tenho convocado, ó Jacó, nem te fiz cansado, ó Israel.
23 Não me trouxeste as ovelhas do teu holocausto; não me tens glorificado com os teus sacrifícios. Não te fiz eu servir-me com sacrifícios, nem te tenho sobrecarregado com incenso.
24 Não tens comprado para mim vítimas por prata, nem tampouco desejei a gordura dos teus sacrifícios. Entretanto, apareceste diante de mim em teus pecados e em tuas iniquidades.
25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e os teus pecados. Deles não mais me lembrarei.
26 Todavia, lembra-te, tu mesmo, e entremos juntos em juízo. Confessa primeiro as tuas transgressões, para que possas justificar-te.
27 Pois vossos pais, antigamente, e os vossos príncipes, rebelaram-se contra mim;
28 e os príncipes profanaram os meus santuários. Então eu entreguei Jacó aos seus inimigos a fim de destrui-lo, e submeti Israel ao opróbrio.

Nenhum comentário: