INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 8 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 44

1 Mas, agora, ouve-me, Jacó, meu servo, e Israel, a quem escolhi.
2 Assim diz o Senhor Deus que te criou, e que te formou desde o ventre: Ainda serás ajudado. Não tenhas medo, meu servo Jacó, meu amado Israel, a quem escolhi.
3 Porque darei água ao sedento que caminha em uma terra seca; porei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus filhos.
4 Eles brotarão como a erva entre os riachos, e como salgueiros nas margens da água corrente.
5 Um dirá: Eu sou de Deus; outro se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor; e se chamará pelo nome de Israel.
6 Assim diz Deus, o Rei de Israel, o Deus dos Exércitos que o libertaram: Eu sou o primeiro, e eu sou o que será depois; fora de mim não há Deus.
7 Quem é como eu? Que se ponha de pé e clame; e declare, dizendo as coisas que foram desde o momento em que eu fiz o homem, e as que hão de vir. Que eles vos digam as coisas que estão por vir antes que elas aconteçam.
8 Não vos oculteis, nem vos afasteis. Não tendes ouvido, desde o princípio, não vos tenho eu declarado? Vós sois testemunhas, se existe um Deus além de mim.
9 Porém, os que forjavam falsos deuses não os faziam também ouvir, e os que lavravam imagens eram todos vãos, realizando os seus próprios desejos que de nada lhes aproveitarão. Entretanto, serão eles envergonhados,
10 aqueles que formam um deus e todo o que grava coisas sem valor.
11 Todos por quem foram feitas essas coisas estão murchos. Sim, que todos os surdos sejam recolhidos de entre os homens, e fiquem todos juntos; sejam envergonhados e confundidos entre si.
12 Pois o artífice afia o ferro; ele molda o ídolo com um machado, corrige-o com uma sovela e ajeita-o com a força de seu braço. Ficará ele com fome, sentir-se-á fraco se não beber água.
13 O artífice, tendo escolhido um pedaço de madeira marca-o com uma régua; tendo feito dele a forma de um homem, com a beleza de um homem, encaixa-o com cola a fim de assentá-lo em uma casa.
14 Ele corta madeira da floresta que o Senhor plantou, um pinheiro que a chuva fez crescer,
15 o qual possa servir para os homens queimarem. Com uma parte disso ele se aquece. Sim, eles queimam parte da madeira, e com ela assam pães. Do que resta fazem para si próprios deuses, e os adoram.
16 Metade disto ele queima no fogo. Com esta metade coze pães sobre as brasas, e, tendo assado carne sobre isto, ele come, ficando satisfeito. Havendo-se aquecido, diz: Sinto-me confortável, porquanto aqueci-me e contemplei o fogo!
17 Do que sobra ele faz um deus de escultura e o adora, e ora a ele, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu Deus!
18 Não têm eles nenhuma compreensão para perceber, pois foram cegados a fim de que não vejam com os olhos nem entendam com o coração.
19 Porquanto ele não considerou em sua mente, nem o conheceu em seu entendimento, que consumiu metade disso no fogo, tendo cozido pães nas suas brasas, e também nelas assado carne, que comeu; e do que restou fez uma abominação, a qual adora.
20 Vede que o seu coração é feito de cinzas. Eles erram, e ninguém é capaz de livrar a sua alma. Pois não irão dizer: É uma mentira aquilo em que confio.
21 Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e tu, Israel! Porque és o meu servo. Formei-te para ser o meu servo; portanto, tu, ó Israel, não te esqueças de mim.
22 Pois eis que tenho desfeito como a uma nuvem as tuas transgressões, e o teu pecado como a escuridão. Volta-te para mim, e eu te livrarei.
23 Alegrai-vos, ó céus! Porque Deus teve misericórdia de Israel. Soai a trombeta, vós fundações da terra. Ó montes, gritai de alegria; ó vós, colinas e todas as árvores que ali estão, porque Deus redimiu a Jacó e Israel será glorificado.
24 Assim diz o Senhor que te redime, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que realiza todas as coisas; eu estendi, sozinho, os céus e estabeleci a terra.
25 Quem, além de mim, frustra os sinais daqueles que têm espíritos de adivinhação, e as profecias do coração do homem, fazendo o sábio voltar-se para trás, transformando o seu conselho em loucura,
26 confirmando a palavra de seu servo e cumprindo o conselho de seus mensageiros? Quem diz a Jerusalém: Serás habitada; e para as cidades de Edom: Elas serão edificadas, e os seus lugares desertos brotarão.
27 Quem diz ao abismo: Serás secado, e também secarei os teus rios.
28 Quem ordena a Ciro a fim de que seja sábio, fazendo com que ele cumpra toda a minha vontade? Quem diz a Jerusalém: Serás edificada, pois irei lançar as bases da minha casa santa?

Nenhum comentário: