INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 10 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 48

1 Ouvi estas palavras, ó casa de Jacó, vós que sois chamados pelo nome de Israel e que procedestes de Judá, que jurais pelo nome do Senhor Deus de Israel, fazendo menção dele, porém não com verdade nem com justiça;
2 tomando, ainda, o nome da cidade santa, e firmando-se no Deus de Israel. O Senhor dos exércitos é o seu nome. As coisas anteriores já tenho eu declarado,
3 e as que saíram da minha boca tornaram-se conhecidas. Eu agi, de repente, e os eventos aconteceram.
4 Conheço que és teimoso, que a tua cerviz é um nervo de ferro e a tua testa de bronze.
5 Declarei-te, desde antigamente, as coisas que deveriam ser, antes que elas te sucedessem. Eu as fiz conhecidas a ti, para que não viesses a dizer: Meus ídolos fizeram isso por mim; e para que não dissesses: Minhas imagens esculpidas e de fundição me têm ordenado isto.
6 Tendes ouvido tudo isso, porém, não o conhecestes. Dei-te a conhecer as coisas que irão acontecer a partir de agora, as quais não declarastes.
7 Agora elas vieram a acontecer, e não antes; nem tu ouviste delas em dias anteriores. Não digas, portanto: Sim, eu já sabia.
8 Tu não o tens conhecido nem compreendido, nem desde o início eu abri os teus ouvidos, porquanto sabia que irias, com certeza, agir aleivosamente, e serias chamado de transgressor desde o ventre.
9 Por amor de mim revelar-te-ei a minha ira e irei trazer diante de ti os meus atos gloriosos, para que eu não te destrua totalmente.
10 Eis que te tenho vendido, mas não por prata; entretanto, resgatei-te da fornalha da aflição.
11 Por amor de mim irei fazer-te isto, porque o meu nome é profanado. Pois não irei dar a minha glória a outro.
12 Ouve-me, ó Jacó, e Israel, a quem chamo! Eu sou o primeiro, e durarei para sempre.
13 A minha mão também fundou a terra, e a minha destra fixou o céu. Eu os chamarei e eles apresentar-se-ão, juntos;
14 serão todos ajuntados, e ouvirão. Quem lhes disse essas coisas? Por amor a ti cumpri o teu desejo em Babilônia, a fim de abolir a semente dos caldeus.
15 Eu tenho falado. Eu o chamei, e eu o trouxe, fazendo o seu caminho próspero.
16 Chegai-vos a mim e ouvi estas palavras. Não falei em segredo, desde o princípio. Quando tudo aconteceu eu estava lá, e agora o Senhor, o Senhor mesmo, me enviou, e o seu Espírito.
17 Assim diz o Senhor que te livra, o Santo de Israel: Eu sou teu Deus, eu te tenho mostrado como encontrar o caminho em que deves andar.
18 Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então teria sido a tua paz como um rio, e a tua justiça como uma onda do mar.
19 Ainda mais, a tua descendência teria sido como a areia, e os filhos do teu ventre como o pó da terra. Não serias tu, agora, de maneira alguma totalmente destruído, nem o teu nome iria perecer diante de mim.
20 Saí de Babilônia, vós que fugis dos caldeus! Proferi-o em alta voz, uma voz de alegria, e que isto seja conhecido. Proclamai-o até os confins da terra. Dizei: O Senhor livrou a seu servo Jacó.
21 Se vier a ter sede, ele os levará através do deserto; tirará água para eles da rocha. A rocha será fendida, a água fluirá e o meu povo beberá.
22 Não há nenhuma alegria, diz o Senhor, para os ímpios.

Nenhum comentário: