INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 14 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 49

1 Ouvi-me, ó ilhas, e atendei, vós gentios. Depois de muito tempo, isso virá a suceder, diz o Senhor. Desde o ventre de minha mãe ele chamou o meu nome,
2 fez a minha boca como uma espada afiada, escondendo-me sob a sombra da sua mão. Ele me fez como uma flecha escolhida, guardando-me na sua aljava,
3 e falou: Tu és o meu servo, ó Israel; em ti hei de ser glorificado.
4 Então eu disse: Tenho trabalhado em vão, tenho dissipado a minha força com a vaidade, e por nada; portanto, o meu juízo está com o Senhor, e o meu trabalho diante do meu Deus.
5 Porém, agora, assim diz o Senhor que me formou desde o ventre para ser o seu servo, para reunir Jacó a ele e para trazer a Israel (pois serei reunido e glorificado perante o Senhor, e o meu Deus será a minha força);
6 sim, ele me disse: Grande coisa é para ti o seres chamado meu servo, a fim de estabelecer as tribos de Jacó e fazer retornar a dispersão de Israel. Eis que eu te tenho dado a fim de ser a aliança de um povo, como uma luz para os gentios; com o fim de que sejas a minha salvação até a extremidade da terra.
7 Assim diz o Senhor que te livra, o Deus de Israel: Santificai aquele que despreza a sua vida, ao que é abominado pelas nações as quais servem aos príncipes. Reis o contemplarão e príncipes se levantarão para adorá-lo, por amor do Senhor; porque o Santo de Israel é fiel, e eu te escolhi.
8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável eu te ouvi, no dia da salvação te socorri. Eu te formei e dei-te por pacto das nações, para firmar a terra e receber em herança as herdades do deserto,
9 dizendo aos que estão em cadeias: Saí! e ordenando aos que estão em trevas apresentarem-se. Eles serão alimentados em todos os caminhos, e em todas as veredas haverá o seu pasto;
10 nunca terão fome nem sede, nem o calor ou o sol irão feri-los, mas aquele que lhes tem misericórdia deverá confortá-los, e conduzi-los-á para as fontes de águas.
11 Farei de todos os montes um caminho, e de todos os caminhos um pasto para eles.
12 Eis que estes virão de longe, e aqueles do norte e do ocidente; outros, ainda, da terra dos persas.
13 Alegrai-vos, ó céus, e que a terra se regozije. Que as montanhas irrompam com alegria, pois o Senhor teve misericórdia de seu povo, confortando os humildes dele.
14 Todavia, Sião disse: O Senhor abandonou-me; o Senhor se esqueceu de mim.
15 Deveria uma mulher esquecer-se dos próprios filhos, de modo a não se compadecer da prole do seu ventre? Entretanto, se uma mulher se esquecer destes, ainda assim eu não me esquecerei de ti, diz o Senhor.
16 Eis que eu gravei os teus muros em minhas mãos, e estás continuamente diante de mim.
17 Em breve serás construída por aqueles que te destruíram, e os que te fizeram desolada sairão de ti.
18 Levanta os teus olhos e olha ao redor, contempla em todos eles. Eis que estão reunidos, e vieram à ti. Como eu vivo, diz o Senhor, vestir-te-ás com todos eles como de um ornamento, e os colocarás como uma noiva coloca os seus adornos.
19 Porque o teu deserto e os lugares desfigurados e em ruínas serão agora estreitos demais para os seus moradores, e os que te devoravam irão ser removidos para longe de ti.
20 Porque os teus filhos, que tinhas perdido, dirão aos teus ouvidos: Este lugar é demasiado pequeno para mim. Abre-me espaço para que eu habite.
21 E dirás no teu coração: Quem me gerou estes? Pois eu não tinha filhos e era viúva. Quem criou estes para mim? Porquanto fui deixada sozinha. De onde, pois, vieram estes para mim?
22 Assim diz o Senhor, o Senhor mesmo: Eis que levantarei a minha mão para as nações, arvorarei meu sinal para as ilhas, e eles trarão os teus filhos nos braços e as tuas filhas levadas em seus ombros.
23 Reis serão os teus aios, e as suas princesas as tuas damas de honra. Ajoelhar-se-ão diante de ti sobre a face da terra, e lamberão o pó dos teus pés. Saberás que eu sou o Senhor, e saberás que os que esperam em mim não serão confundidos.
24 Tomará alguém despojos de um gigante? Se alguém levar um homem injustamente preso, não deverá ele ser liberto?
25 Portanto, assim diz o Senhor: Se alguém tomar um gigante cativo, também tomará dele os despojos, e o que os toma de um homem poderoso deverá ser liberto. Pois defenderei a tua causa, e irei livrar os teus filhos.
26 Os que te afligem comerão a sua própria carne; beberão como vinho novo o seu próprio sangue, e embriagar-se-ão. Então toda a carne conhecerá que eu sou o Senhor que te liberta, aquele que sustenta a força de Jacó.

Nenhum comentário: