INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 15 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 51

1 Ouvi-me vós, os que seguis a justiça e buscais o Senhor. Olhai para a rocha sólida a qual cortastes, e para a caverna do poço o qual escavastes.
2 Olhai para Abraão, vosso pai; para Sara, que vos deu à luz. Porquanto ele estava sozinho quando eu o chamei; e o abençoei, amei e multipliquei.
3 Agora irei consolar-te, ó Sião; pois tenho consolado a todos os seus lugares desertos. Eu farei de seus lugares ermos um jardim, e de seus lugares no ocidente uma semelhança do jardim do Senhor. Encontrarão nela alegria e júbilo, ações de graças e voz de louvor.
4 Ouvi-me, ouvi-me, povo meu; e vós, reis, ouvi-me! Pois uma lei procede de mim, e o meu julgamento iluminará as nações.
5 A minha justiça se acerca, rapidamente; a minha salvação surgirá como a luz, e nos meus braços os gentios confiarão. As ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
6 Levantai os vossos olhos para o céu, e olhai para a terra embaixo, porque o céu escureceu-se como fumaça. A terra se envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão da mesma maneira; contudo, a minha justiça não falhará.
7 Ouvi-me, vós que conheceis o juízo, vós que sois o povo em cujo coração está a minha lei. Não temais o opróbrio dos homens, nem vos deixeis abater por seu desprezo,
8 pois tal como uma peça de roupa deverá ser consumida pelo tempo, e tal como a lã será devorada pela traça, assim eles serão consumidos. Porém a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação para todas as gerações.
9 Desperta, desperta, ó Jerusalém, e veste-te da força do teu braço; desperta como nos primeiros tempos, como a antiga geração.
10 Não és tu aquele que secou o mar, a água e a abundância do abismo? Que fez do fundo do mar um caminho de passagem para os que foram libertos e redimidos?
11 Portanto, com a ajuda do Senhor eles retornarão e virão para Sião com alegria e exultação eterna; pois o louvor e a alegria estarão sobre a sua cabeça. A dor, o sofrimento e o gemido fugiram.
12 Eu, eu mesmo, sou o que te conforta. Considera quem és, tu que tens medo do homem mortal, do filho do homem que está ressecado como a erva,
13 mas te esqueceste do Deus que te criou, daquele que fez o céu e fundou a terra. Estiveste continuamente temeroso por causa da ira daquele que te afligia. Contudo, ainda que ele formava conselhos para te subjugar, onde está, agora, o furor do que te afligia?
14 Portanto, na tua salvação ele não irá deter-se, nem se atrasará;
15 porque eu sou o teu Deus, que subverte o mar e faz rugirem as suas ondas. O Senhor dos Exércitos é o meu nome.
16 Porei as minhas palavras na tua boca e abrigar-te-ei sob a sombra da minha mão, com a qual fixei o céu e fundei a terra. Então o Senhor dirá à Sião: Tu és o meu povo.
17 Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, tu que bebeste da mão do Senhor o cálice do seu furor. Pois tens bebido e esvaziado o copo da calamidade, a taça da ira,
18 e não havia ninguém para confortar-te de todos os filhos a quem geraste; não havia ninguém para tomar-te pela mão, nem mesmo algum de todos os filhos a quem tens criado.
19 Uma vez que essas coisas são contra ti, quem irá simpatizar contigo na tua dor, ruína, destruição, fome e espada? Quem te consolará?
20 Teus filhos são os perplexos que adormecem em todas as ruas, como uma beterraba meio cozida; são aqueles que estão cheios da ira do Senhor, levados ao desmaio pelo Senhor Deus.
21 Ouvi, pois, ó aflita e embriagada, mas não de vinho!
22 Assim diz o Senhor Deus, que julga o seu povo: Eis que eu tiro da tua mão a taça de calamidade, o cálice do meu furor. Portanto, tu, dele, não beberás mais.
23 Irei dá-lo nas mãos dos que te feriram e dos que te afligiram; nas mãos daqueles que disseram à tua alma: Abaixa-te, para que possamos passar sobre ti. E puseste teu corpo ao nível do solo a fim de que eles pudessem atravessar, incólumes.

Nenhum comentário: