INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 18 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 57

1 Vede como tem perecido o homem íntegro, sem que ninguém se importe; e são arrebatados os homens justos, porém ninguém o entende. Pois o justo foi removido do caminho da injustiça.
2 Seu sepulcro estará em paz. Ele foi tirado para fora do caminho.
3 Contudo, chegai-vos para cá, ó filhos sem lei, semente dos adúlteros e da prostituta.
4 Por que fazeis tumultos? Contra quem tendes aberto a vossa boca, e a respeito de quem soltastes a vossa língua? Não sois vós filhos da perdição? uma semente sem lei,
5 que invocais os ídolos debaixo de árvores frondosas, matando os vossos filhos nos vales entre as rochas?
6 Esta é a tua porção e esta é a tua sorte. Para eles tens derramado libações, e lhes tens feito ofertas de cereais. Não deveria eu, portanto, estar irado por causa dessas coisas?
7 Em um monte altaneiro e elevado encontra-se a tua cama, e para lá fizeste subir as tuas ofertas de manjares.
8 Por trás das umbreiras da tua porta colocaste os teus memoriais. Imaginaste que afastando-te de mim irias ter um ganho? Pois amaste aqueles que se deitaram contigo,
9 e multiplicaste a tua prostituição com eles; aumentaste o número daqueles que estavam longe de ti, enviando embaixadores além das tuas fronteiras. E tens sido rebaixado até ao Inferno.
10 Tens estado fatigado com os teus muitos estratagemas. No entanto, não disseste: Cessarei de fortalecer-me. Porquanto fizeste estas coisas, porém não me suplicaste.
11 Por causa do pavor de quem tens tu temido e mentido a meu respeito? Pois de mim não te lembraste nem tiveste consideração, e comigo não te importaste. Sim, pois quando te tenho visto, ou passado diante de ti, tu não me tens temido. 
12 Eu publicarei a minha justiça, e os teus pecados que não te aproveitarão.
13 Quando gritares, que eles, então, te livrem na tua aflição; porque a todos eles o vento arrebatará, e a tempestade os levará. Entretanto, os que se apegam a mim possuirão a terra e herdarão o meu santo monte.
14 E dir-se-á: Limpai os caminhos à sua frente, removei as pedras de tropeço do caminho do meu povo.
15 Assim diz o Altíssimo, o que habita nas alturas, para sempre. Santo entre os santos é o seu nome, o Altíssimo descansando nos seus santos, acrescentando paciência aos fracos de coração e dando vida aos de coração partido.
16 Não irei vingar-me de vós para sempre, nem estarei eternamente irado convosco. Pois o meu Espírito procederá de mim, tendo eu criado todo o fôlego.
17 Por causa do pecado, por um pouco de tempo eu o entristeci, feri-o e voltei dele o meu rosto; então ele se abateu e foi, triste, nos seus caminhos.
18 Tenho visto as suas veredas e o curei, confortando-o e dando-lhe a verdadeira consolação;
19 paz sobre paz para os que estão longe, e também para os que estão perto. Pois o Senhor disse: Eu irei curá-los.
20 Os ímpios, porém, serão lançados fora como ondas turbulentas, e não serão capazes de descansar.
21 Não há para os ímpios alegria, disse Deus.

Nenhum comentário: