INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 19 de março de 2017

Septuaginta - Isaías - Capítulo 58

1 Grita em voz alta, e não te poupes; levanta a tua voz como a da trombeta e anuncia ao meu povo os seus pecados, e à casa de Jacó as suas iniquidades.
2 Eles me procuram dia a dia, desejando conhecer os meus caminhos, como um povo que tem praticado a justiça e não abandona a ordenança do seu Deus. Eles agora me pedem julgamento justo, e desejam aproximar-se de Deus,
3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas? por que temos afligido as nossas almas, porém não o vês? Entretanto, nos dias de vosso jejum buscastes os vossos prazeres, e todos aqueles que estão sob o vosso poder vós os feristes.
4 Se jejuais para brigas e contendas, e feris o humilde com os vossos punhos, por que mantendes ainda um jejum para mim, como neste dia, de modo que possa ser ouvido o clamor da vossa voz?
5 Não escolhi esse jejum nem um tal dia para um homem afligir a sua alma. Mesmo que viesses a curvar o teu pescoço como um junco, estendendo debaixo de ti pano de saco e cinza, nem assim poderíeis chamá-lo de jejum aceitável.
6 Eu não escolhi este jejum, diz o Senhor. Todavia, desfaz todos os ônus da iniquidade, desata os nós das negociações duras, despede livre o ferido e cancela toda a conta injusta;
7 reparte o teu pão com o faminto e leva os pobres que estão desabrigados para a tua casa. Se vires alguém nu veste-o, e não desconsideres os teus parentes.
8 Então romperá a tua luz como a do amanhecer, a tua cura apressadamente brotará, a tua justiça irá adiante de ti e a glória de Deus te envolverá.
9 Clamarás, e Deus dar-te-á ouvidos; estarás ainda a falar, e ele dirá: Eis-me aqui. Se removeres de ti as cadeias, o estender de mãos acusadoras e as murmurações;
10 se deres, de coração, pão a quem tem fome e satisfizeres a alma aflita, então a tua luz brotará nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia;
11 o teu Deus estará contigo, continuamente, e serás satisfeito de acordo com os desejos da tua alma; encher-se-ão de gordura os teus ossos e serás como um jardim regado, como uma fonte de onde a água não cessa de correr;
12 teus antigos lugares desolados e desertos serão edificados, e as tuas fundações irão durar por todas as gerações; serás chamado reparador de brechas, e farás com que os teus caminhos sejam de paz.
13 Se desviares o teu pé de profanar o sábado, de modo a não fazeres a tua vontade nos dias santos, porém chamando deleitosos os sábados, santos para Deus; se não levantares o teu pé para ir ao trabalho, nem proceder da tua boca uma palavra irada,
14 então tu terás confiança no Senhor e ele te fará subir aos bons lugares da terra, e sustentar-te-á com a herança de Jacó, teu pai. Porque a boca do Senhor o disse.

Nenhum comentário: