INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 29 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 10

1 Ouvi a palavra do Senhor, a qual ele falou convosco, ó casa de Israel.
2 Assim diz o Senhor: Não aprendais os caminhos dos gentios e não fiqueis alarmados com os sinais do céu. Porquanto ficam alarmados com eles, caindo sobre os seus rostos.
3 Porque os costumes dos povos são vaidade. São apenas, tais coisas, uma árvore cortada da floresta, o trabalho do carpinteiro ou uma imagem de fundição.
4 Elas são embelezadas com prata e ouro, e fixam-nas com martelos e pregos;
5 assentam-nas de modo que não podem mover-se. Tais coisas são tão somente prata trabalhada. Não irão elas andar: são prata forjada. Com certeza deverão ser carregadas, pois não podem locomover-se por si mesmas. Não as temais, pois não podem fazer qualquer mal e não há nelas bem algum.
6,7,8,9 A prata é trazida de Társis, o ouro vem de Mofaz, assim como o trabalho do ourives; são todas obras de artífices, cobertas de azul e escarlata.
10,11 Assim lhes direis: Que os deuses que não fizeram os céus e a terra pereçam de sobre a terra e de debaixo deste mesmo céu.
12 Foi o Senhor que fez a terra com a sua força, que criou o mundo pela sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu o céu,
13 colocando nele abundância de águas, e trazendo as nuvens desde os confins da terra. Ele fez os relâmpagos para a chuva, e chamou a luz dos seus depósitos.
14 Todo homem é privado de conhecimento, todo ourives é envergonhado por causa de suas imagens de escultura. Pois tem forjado falsos deuses, e não há fôlego neles.
15 São obras vãs, feitas com zombarias; no tempo da sua visitação virão a perecer.
16 Não é essa a porção de Jacó, pois aquele que formou todas as coisas, ele é a sua herança. O Senhor é o seu nome.
17 Ele reuniu os teus bens, de onde estavas, em vasos escolhidos.
18 Pois assim diz o Senhor: Eis que eu irei prostrar os moradores desta terra com grande aflição, para que a tua praga venha a ser descoberta.
19 Ai de mim, por causa da tua ruína! Teu mal é grave, portanto eu disse: Certamente, esta é a tua chaga, e ela te alcançou.
20 Tua tenda está em um estado ruinoso, e tem desabado; todas as tuas cortinas foram rasgadas. Meus filhos e meu gado não existem mais; não há mais lugar para a minha tenda nem para as minhas cortinas.
21 Os pastores se tornaram tolos e não buscaram ao Senhor; por causa disto todo o pasto faltou, e as ovelhas foram espalhadas.
22 Eis que surge um som estrondoso, e um grande terremoto, da terra do norte, a fim de fazer das cidades de Judá uma assolação e um lugar de descanso para as avestruzes.
23 Eu sei, ó Senhor, que o caminho do homem não lhe pertence; nem poderá o homem andar e dirigir os seus passos.
24 Castiga-nos, ó Senhor, mas com medida justa, e não com ira, para que não nos tornemos poucos.
25 Derrama a tua indignação sobre as nações que não te conhecem e sobre os povos que não invocam o teu nome; porquanto eles devoraram a Jacó, consumiram-no e fizeram o seu pasto desolado.

Nenhum comentário: