INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 24 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 4

1 Se Israel quiser voltar para mim, diz o Senhor, então, ela voltará; se remover as abominações de sua boca, sentindo temor diante de mim, e jurar dizendo,
2 em verdade, justiça e retidão: O Senhor vive; então, por causa dele, serão abençoadas as nações, por sua causa deverão louvar a Deus em Jerusalém.
3 Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Lavrai para vós um campo novo, e não semeeis mais entre os espinhos.
4 Circuncidai-vos para o vosso Deus; circuncidai a dureza dos vossos corações, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não queime como fogo sem haver quem o apague, por causa da maldade de vossas obras.
5 Anunciai em Judá e fazei com que seja ouvido em Jerusalém, dizendo: Soai a trombeta na terra. Gritai em voz alta: Reuni-vos, e entremos nas cidades fortificadas.
6 Ajuntai as vossas mercadorias e fugi para Sião. Apressai-vos, não permaneçais, porque trarei males do norte e uma grande destruição.
7 O leão vai subindo de seu covil, levantou-se para a ruina das nações, saiu do seu lugar para fazer a terra desolada. As cidades serão destruídas, de modo a ficarem sem habitantes.
8 Por causa destas coisas, cingi-vos de vestidos de sacos, lamentai e uivai. Porque a ira do Senhor não se desviou de vós.
9 E sucederá naquele dia, diz o Senhor, que o coração do rei irá desfalecer, assim como o coração dos príncipes; os sacerdotes serão surpreendidos e os profetas ficarão estupefatos.
10 Então eu disse: Senhor soberano, em verdade tu tens enganado a este povo e a Jerusalém, dizendo: Haverá paz. Pois eis que a espada atingiu até mesmo a sua alma.
11 Naquele tempo, dir-se-á a este povo e a Jerusalém: Há no deserto um espírito de erro. O caminho da filha do meu povo não é de pureza nem de santidade.
12 Todavia, um espírito de vingança completa virá sobre mim. Eu, agora, declaro os meus juízos contra eles.
13 Eis que vem subindo como uma nuvem, e os seus carros como uma tempestade. Os seus cavalos são mais ligeiros do que as águias. Ai de nós! pois tornamo-nos miseráveis.
14 Limpa o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva. Por quanto tempo ainda abrigarás os teus maus pensamentos dentro de ti?
15 Porque uma voz virá de Dã, fazendo uma proclamação, e do monte de Efraim procederão novas de grandes problemas.
16 Lembrai-vos das nações: Eis que estão vindo! Proclamai-o em Jerusalém, que os exércitos estão se aproximando, vindos de uma terra longínqua, e tem proferido a sua voz contra as cidades de Judá.
17 Como guardadores de um campo eles a cercaram. Porquanto tu, diz o Senhor, me tens negligenciado,
18 os teus caminhos e as tuas obras trouxeram essas coisas sobre ti. Esta é a tua maldade. Eis que ela é amarga e tem chegado ao teu coração.
19 Estou com dores em minhas entranhas; em minhas entranhas e nas partes sensíveis do meu coração! A minha alma está em grande comoção, o meu coração está partido. Não ficarei calado, pois eis que a minha alma ouviu o som de uma trombeta, um grito de guerra e aflição, convidando à destruição.
20 Pois toda a terra está angustiada; de repente, o meu tabernáculo foi afligido e as minhas cortinas rasgadas em pedaços.
21 Até quando verei os fugitivos e ouvirei o som da trombeta?
22 Porquanto os príncipes de meu povo não me conhecem, são filhos néscios e ignorantes; são sábios somente para fazer o mal. Entretanto, a maneira de fazer o bem eles não conheceram.
23 Olhei para a terra, e eis que ela não era; para o céu, e não havia luz nele.
24 Olhei para os montes, e eles tremiam; e enxerguei todas as colinas em comoção.
25 Observei, e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu estavam aterrorizadas.
26 Vi também que o Carmelo era um deserto, e as cidades, todas, estavam queimadas com fogo na presença do Senhor; e na presença de sua ira foram totalmente destruídas.
27 Assim diz o Senhor: Toda a terra ficará assolada. Contudo, não irei trazer uma destruição final.
28 Que a terra se lamente por essas coisas, e que o céu, acima, se escureça! Porquanto falei, e não me arrependerei; determinei e não irei voltar atrás.
29 Toda a terra tem recuado por causa do barulho do cavaleiro e pelo vergar do arco. Eles têm ido para as cavernas e se escondido nos bosques, e subiram em cima das rochas. Todas as cidades foram abandonadas, homem algum habita nelas.
30 Entretanto, tu, o que farás? Ainda que vistas a ti mesmo de púrpura e adornes-te com ornamentos de ouro, ainda que enfeites os teus olhos com pinturas, tua beleza será em vão. Os teus amantes te rejeitaram, eis que eles buscam a tua vida.
31 Pois tenho ouvido o teu gemido como a voz de uma mulher em trabalho de parto, como a daquela que traz à luz o seu primeiro filho. A voz da filha de Sião falhará por sua fraqueza, e ela deverá perder a força de suas mãos, dizendo: Ai de mim! porquanto a minha alma desfalece por causa da matança.

Nenhum comentário: