INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 24 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 5

1 Andai ao redor pelas ruas de Jerusalém, e vede, e procurai saber; buscai em suas praças para ver se ireis encontrar alguém, se há qualquer um que pratica a justiça e busca a fidelidade; e eu irei perdoá-los, diz o Senhor.
2 O Senhor vive, dizem eles. Não juram, portanto, em falso?
3 Ó Senhor, os teus olhos estão sobre a fidelidade. Tu os açoitaste, mas não lhes doeu; consumiste-os, porém, não quiseram receber a correção. Fizeram, eles, as suas faces mais duras do que uma rocha, e não iriam arrepender-se.
4 Então, eu disse: Pode ser que seja assim porque são pobres e estão enfraquecidos; por isso, não conhecem o caminho do Senhor, ou o juízo de Deus.
5 Irei aos homens ricos e falarei com eles, porquanto conhecem o caminho do Senhor e o juízo de Deus. Entretanto, eis que com uma só mente eles quebraram o jugo e romperam as correntes.
6 Por este motivo, um leão da floresta os tem ferido, um lobo os tem destruido e as suas casas, e um leopardo tem estado de vigia contra as suas cidades. Todo aquele que delas sair será caçado, pois multiplicaram a sua impiedade, fortaleceram-se na sua revolta.
7 Como eu iria perdoar-te por essas coisas? Os teus filhos me deixaram e juraram pelos que não são deuses. No entanto, eu os alimentava fartamente. Mas cometeram adultério, e alojaram-se em casas de meretrizes.
8 Tornaram-se semelhantes a cavalos devassos, relinchando, cada um deles, à mulher do seu próximo.
9 Não hei de visitá-los por essas coisas? diz o Senhor. E não me vingarei de uma nação tal como esta?
10 Sobe para cima de suas ameias, e fende-as. Porém, não faças uma destruição completa. Deixa em pé os seus contrafortes, porque são do Senhor.
11 Porquanto a casa de Israel, verdadeiramente, portou-se aleivosamente contra mim, diz o Senhor; e a casa de Judá também,
12 e  tem mentido para o seu Senhor. Pois eles disseram: Tais coisas não são assim. Nenhum mal nos sobrevirá, e não veremos espada nem fome.
13 Nossos profetas tornaram-se vento, e a palavra do Senhor não estava neles.
14 Portanto, assim diz o Senhor Todo-Poderoso: Visto que tendes falado esta palavra, eis que tenho transformado as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, e serão consumidos.
15 Eis que trarei sobre vós uma nação vinda de longe, ó casa de Israel, diz o Senhor; uma nação cujo som de sua língua não entendereis.
16 São, todos eles, homens poderosos;
17 devorarão a vossa colheita e o vosso pão, e hão de devorar os vossos filhos e filhas; eles consumirão as vossas ovelhas e os vossos bezerros, os vossos vinhedos, as vossas plantações de figueiras e os vossos olivais; e irão destruir totalmente, pela espada, as cidades fortes nas quais confiastes.
18 Mas sucederá que naqueles dias, diz o Senhor teu Deus, eu não vos destruirei de todo.
19 E virá a acontecer, quando te disserem: Por que o Senhor nosso Deus fez-nos todas estas coisas? Que lhes dirás: Porquanto servistes a deuses estranhos na vossa terra, da mesma forma servireis aos estrangeiros em terra que não é a vossa.
20 Anunciai essas coisas para a casa de Jacó, e sejam elas ouvidas na casa de Judá.
21 Ouvi agora estas coisas, ó povo louco e insensato, que têm olhos e não vê, que tem ouvidos e não ouve:
22 Não devereis sentir medo de mim? diz o Senhor. Não temereis diante de mim, que pus a areia por um limite ao mar, por estatuto perpétuo, para que ele não deva ultrapassá-la? Sim, ele se enfurecerá, porém não prevalecerá; suas ondas rugirão, mas não passarão por ela.
23 Entretanto, este povo tem um coração desobediente e rebelde; eles se desviaram e voltaram para trás,
24 e não disseram no seu coração: Temamos, agora, ao Senhor nosso Deus que nos dá a chuva temporã e a serôdia, de acordo com a época de cumprimento da ordenança da colheita, e a tem preservado para nós.
25 Vossas transgressões removeram essas coisas, e os vossos pecados afastaram de vós aquilo que é bom.
26 No meio do meu povo foram encontrados iníquos. Fizeram eles armadilhas para destruir os homens, e os apanharam.
27 Como um laço que foi estendido fica cheio de pássaros, assim as suas casas estão cheias de dolo. Por causa disso, cresceram muito e tornaram-se ricos.
28 Eles transgrediram a regra de julgamento. Não julgaram a causa do órfão, nem tem defendido a causa da viúva.
29 Não hei de visitá-los por essas coisas? diz o Senhor; e não me vingarei de uma nação tal como esta?
30 Fatos chocantes e horríveis têm sido feitos sobre a terra.
31 Os profetas profetizaram injustamente, os sacerdotes bateram palmas e o meu povo tem amado que seja assim. Entretanto, o que fareis com respeito ao vosso futuro?

Nenhum comentário: