INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 25 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 7

1 2 Ouvi a palavra do Senhor, todo o Judá.
3 Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Corrigi os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
4 Não confieis em vós mesmos com palavras falsas, que de nada vos aproveitarão, dizendo: Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor!
5 Pois se bem corrigirdes os vossos caminhos e as vossas práticas, e de fato exercerdes o juízo entre um homem e o seu próximo;
6 se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva; se não derramardes sangue inocente neste lugar nem irdes após outros deuses para o vosso próprio mal,
7 então eu vos farei habitar aqui, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre.
8 Pusestes, entretanto, a vossa confiança em palavras falsas, as quais não vos trarão nenhum lucro,
9 e cometeis assassinato e adultério, roubais e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e tendes ido após outros deuses a quem não conheceis;
10 de modo que o mal permanece convosco. Contudo, tendes vindo e vos apresentado diante de mim nesta casa sobre o qual o meu nome é chamado, dizendo: Nós nos abstivemos de fazer todas estas abominações.
11 É a minha casa, sobre o qual o meu nome é chamado, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Mas eis que eu já enxerguei essas coisas, diz o Senhor.
12 Portanto, ide ao meu lugar que está em Silo, onde eu, antigamente, fazia habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz por causa da maldade do meu povo Israel.
13 Agora, pois, quando fizestes todas estas obras eu vos falei, porém não me ouvistes; chamei-vos, mas não me respondestes.
14 Portanto, eu também irei fazer para a casa sobre a qual o meu nome é invocado e na qual confiais, e a este lugar que vos dei e a vossos pais, como fiz a Silo.
15 Lançar-vos-ei fora da minha presença da maneira que lancei fora os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim.
16 Não ores, portanto, por este povo e não intercedas por eles para que sejam dignos de piedade; sim, não ores e não te aproximes de mim por eles, porque não irei ouvir-te.
17 Não vês tu o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18 Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo e as suas mulheres amassam a farinha para fazerem bolos para o exército dos céus. Têm eles, ainda, derramado libações a deuses estranhos, a fim de me provocarem à ira.
19 Verdadeiramente provocam-me eles à ira? diz o Senhor. Não provocam, antes, a si mesmos, para que seus rostos sejam envergonhados?
20 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre o gado, sobre toda a árvore do campo e sobre todos os frutos da terra; tudo isto irá queimar e não se apagará.
21 Assim diz o Senhor: Ajuntai os vossos holocaustos com as vossas ofertas de manjares, e comei carne.
22 Pois não falei a vossos pais nem ordenei-lhes, no dia em que os fiz subir da terra do Egito, a respeito de holocaustos e sacrifícios.
23 Porém, foi esta a coisa lhes ordenei, dizendo: Ouvi a minha voz e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todos os meus caminhos, os quais vos ordeno, para que vos vá bem.
24 Eles, entretanto, não me escutaram, e os seus ouvidos não ficaram atentos a mim; todavia, andaram após a imaginação de seu coração maligno, indo para trás e não para a frente,
25 desde o dia em que seus pais saíram da terra do Egito até este dia. Então eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, durante o dia e no início de cada manhã. Sim, enviei-os,
26 porém não me ouviram, e os seus ouvidos não prestaram atenção. Eles fizeram o seu pescoço mais duro do que o de seus pais.
27 Portanto, tu lhes dirás esta palavra:
28 Esta é a nação que não deu ouvidos à voz do Senhor, nem aceitou a correção. A verdade faltou em sua boca.
29 Corta os teus cabelos e lança-os fora, e levanta um pranto dos teus lábios; pois o Senhor reprovou e rejeitou a geração que faz essas coisas.
30 Porquanto os filhos de Judá fizeram mal diante de mim, diz o Senhor. Puseram as suas abominações na casa em que o meu nome é invocado, para a profanarem;
31 edificaram o altar de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, a fim de passarem seus filhos e suas filhas pelo fogo, coisa que não lhes mandei fazer nem divisei em meu coração.
32 Portanto, eis que vêm os dias, diz o Senhor, nos quais não mais irão dizer: o altar de Tofete; e, o vale do filho de Hinom; porém, dirão: o vale dos mortos. E os enterrarão em Tofete, por falta de espaço.
33 Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e às feras da terra, e não haverá ninguém para afastá-los.
34 Desarraigarei das cidades de Judá e das ruas de Jerusalém a voz dos que se alegram e a voz dos que se regozijam, a voz do noivo e a voz da noiva. Pois toda a terra se tornará em desolação.

Nenhum comentário: