INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 29 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 8

1 Naquele tempo, diz o Senhor, tirarão os ossos dos reis de Judá, os ossos dos seus príncipes, os ossos dos sacerdotes, os ossos dos profetas e os ossos dos habitantes de Jerusalém das suas sepulturas,
2 e serão expostos para o sol, a lua e as estrelas, e para todo o exército do céu que eles amaram e ao qual serviram, após quem andaram e ao qual se apegaram, adorando-os. Eles não deverão ser lamentados nem enterrados, mas ficarão como um exemplo sobre a face da terra,
3 porquanto preferiram a morte à vida, tal como os restantes que ficarem desta raça em todos os lugares para onde eu os expulsar.
4 Pois assim diz o Senhor: Não deverá aquele que cai levantar-se novamente? Ou aquele que se afasta não irá retornar?
5 Por que, então, este meu povo afastou-se com uma revolta desavergonhada, fortalecendo-se na sua obstinação e recusando-se a voltar?
6 Atentai, peço-vos, e ouvi, porque eles não irão falar assim; ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? O que corre falhou em sua carreira, como um cavalo cansado em seu relinchar.
7 Até a cegonha no céu conhece o seu tempo, assim como a rola e a andorinha selvagem; os pardais observam os tempos de sua arribação. Entretanto, este meu povo não conhece os juízos do Senhor.
8 Como direis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Em vão os escribas usaram de uma falsa pena.
9 Os sábios são envergonhados, alarmados e presos, porque rejeitaram a palavra do Senhor. Que sabedoria há neles?
10 Portanto, darei suas mulheres a outros e os seus campos a novos herdeiros, e eles colherão os seus frutos, diz o Senhor.
11 12 13 Não há uvas na videira nem figos na figueira, e as folhas caíram.
14 Por que nos assentamos ainda? Ajuntai-vos, e entremos nas cidades fortes. Contudo seremos lançados para fora delas, porque Deus nos expulsa e faz-nos beber água de fel, por havermos pecado diante dele.
15 Reunimo-nos pela paz, porém não havia prosperidade; por um tempo de cura, mas eis a ansiedade.
16 Ouviremos o relinchar de seus cavalos velozes, desde Dã; toda a terra tremerá ao som do relinchar dos cavalos. Eles virão, devorarão a terra e a sua plenitude, a cidade e os que habitam nela.
17 Porque eis que eu envio contra vós serpentes mortais, que não podem ser encantadas, e elas vos morderão,
18 morder-vos-ão mortalmente, causando dor ao vosso coração angustiado.
19 Eis que há um som do clamor da filha do meu povo, vindo de uma terra longínqua: Não está o Senhor em Sião? Não há lá um rei? Porquanto eles me provocaram com as suas imagens esculpidas, com vaidades estranhas.
20 O verão se foi, a colheita findou, e nós não estamos salvos.
21 Por causa da ferida da filha do meu povo eu tenho sido entristecido; na minha perplexidade dores apoderaram-se de mim, como de uma mulher em trabalho de parto.
22 Não há bálsamo em Gileade, ou não haverá, lá, médico? Por que não aconteceu a cura da filha do meu povo?

Nenhum comentário: