INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 29 de março de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 9

1 Quem iria dar águas à minha cabeça, e uma fonte de lágrimas para os meus olhos? Então eu iria chorar por este meu povo de dia e de noite, pelos mortos da filha do meu povo.
2 Quem me daria um abrigo, bem longe, no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo, afastando-me deles? Pois todos eles cometem adultério, são uma assembleia de aleivosos.
3 Curvaram eles a sua língua como um arco; falsidade e não fidelidade tem prevalecido sobre a terra, pois transitaram de mal a mal e não me conhecem, diz o Senhor.
4 Acautelai-vos, cada um, do seu próximo, e não tenhais confiança em vossos irmãos; pois todos eles irão certamente enganar, e todo amigo agirá astuciosamente.
5 Cada um irá zombar de seu próximo. Não irão eles falar a verdade, pois a sua língua aprendeu a proferir falsidades; cometeram a iniquidade e não cessaram, de modo a se arrependerem.
6 Há usura ajuntada a usura, e engano sobre engano. Eles não me conhecerão, diz o Senhor.
7 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que irei experimentá-los com fogo, provando-os; assim eu farei, por causa da maldade da filha do meu povo.
8 Sua língua é uma seta que fere; as palavras de sua boca são enganosas. Um fala de paz com o seu vizinho, mas em si mesmo esconde a inimizade.
9 Não deverei eu visitá-los por todas estas coisas? diz o Senhor. E não irei vingar-me de um povo como este?
10 Levantai uma lamentação por causa dos montes, e um lamento fúnebre por causa dos caminhos do deserto, pois estão desolados pela falta de homens; não mais ouviram o som de vida vindo das aves celestes, e o do gado. Estão todos maravilhados, pois eles sumiram.
11 Irei remover os moradores de Jerusalém; torná-la-ei uma morada de dragões. Eu totalmente desolarei as cidades de Judá, de modo que não será habitada.
12 Quem é o homem sábio, que entende isto? Aquele a quem a palavra da boca do Senhor é dirigida, que ele vos diga por qual motivo a terra foi destruída, devastada pelo fogo como um deserto, de modo que ninguém passa por ela.
13 E o Senhor disse-me: Porquanto deixaram a minha lei que lhes pus diante, e não deram ouvidos à minha voz,
14 mas foram após os desejos do seu coração maligno, e após os ídolos que seus pais lhes ensinaram a adorar.
15 Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que irei alimentá-los com 
16 espalhá-los-ei entre as nações que nem eles nem os seus pais conheceram, e enviarei a espada sobre eles, até que os tenha consumido.
17 Assim diz o Senhor: Chamai as carpideiras, e que elas venham; enviai mensageiros às mulheres sábias, e deixai-as expressarem a sua voz.
18 Façam elas uma lamentação sobre ti, os seus olhos derramem lágrimas e as suas pálpebras vertam água.
19 Porquanto uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como tornamo-nos miseráveis! Estamos demasiado envergonhados por temos deixado a terra e abandonado os nossos tabernáculos!
20 Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra de Deus, e os vossos ouvidos recebam as palavras de sua boca. Ensinai às vossas filhas uma lamentação, e cada mulher a sua vizinha um canto fúnebre.
21 Porque a morte subiu pelas janelas, entrou em nossa terra para destruir os bebês dentro das casas e os jovens nas ruas.
22 Os cadáveres dos homens servirão como um exemplo na face do campo da vossa terra, como a erva depois de cortada, e não haverá ninguém para recolhê-los.
23 Assim diz o Senhor: Não se orgulhe o homem sábio na sua sabedoria, o forte não tenha orgulho em sua força nem o rico em sua riqueza;
24 porém, o que se gloriar, glorie-se nisso: na compreensão e no entendimento de que eu sou o Senhor, e que exerço misericórdia, juízo e justiça sobre a terra; porque nestas coisas está o meu prazer, diz o Senhor.
25 Eis que vêm dias, diz o Senhor, quando irei visitar em todos os circuncidados a sua incircuncisão.
26 No Egito, na Idumeia, em Edom, nos filhos de Amom e nos filhos de Moabe, e em todos os que raspam os lados de seu rosto em redor, até mesmo nos que habitam no deserto. Pois são, todos os gentios, incircuncisos na sua carne, e os da casa de Israel são incircuncisos em seus corações.

Nenhum comentário: